No dia 26 de novembro de 2012, não houve um único crime violento na cidade de Nova Iorque, algo que surpreendeu até a força policial.
A causa é atribuída à Teoria das Janelas Quebradas, popularizada pelo autor Malcolm Gladwell, porém proposta anos antes pelos cientistas sociais James Wilson e George Kelling.
Numa vizinhança limpa e arrumada, alguém quebra uma única janela. Por algum motivo, ninguém conserta.
Acrescente, duas, três, janelas quebradas. Vai chegar um “ponto da virada” em que menos e menos pessoas se importarão, atraindo mais janelas quebradas. Um círculo vicioso.
Eu mesmo, já joguei lixo sobre um monte de lixo acumulado na calçada, mas não o faria se estivesse tudo arrumado.
Tendo como base a teoria, a polícia de NY tinha, uma década antes, começado uma ação para coibir até mesmo crimes menores, como pixação e evasão de pagamento do metrô.
O mundo é cíclico
O mundo é cíclico. Causas geram consequências, sementes geram frutos.
Jogamos jogos iterativos, uma, duas, centenas de milhares de vezes, com outras pessoas que habitam este planeta.
A teoria das janelas é nada mais, nada menos que um ciclo vicioso em ação. E a forma de combater um ciclo vicioso é com um círculo VIRTUOSO.
Como podemos utilizar ciclos positivos a nosso favor?
Uma única pessoa, sozinha, pouco vai mudar. Porém, ela pode ser aquele que arrumou a sua janela e pediu para o vizinho arrumar a dele. Se a sua energia e entusiasmo conseguirem contagiar outras pessoas, para que trabalhem na mesma vibração, em pouco tempo, um grupo, uma área inteira da empresa estará melhor, tempos depois, a empresa inteira.
Identifique a janela quebrada e aja para consertá-la. Não seja apenas um espectador. Ataque problemas, por menores que sejam.
Dê o seu melhor e contagie os demais, através do exemplo. Somos a média das 5 pessoas com quem mais convivemos – por outro lado, contribuímos para aumentar a média delas. Eleve o nível das pessoas ao seu redor (vide também: https://ideiasesquecidas.com/2022/04/13/adendo-a-lei-da-osmose-cole-em-quem-manja/).
Uma única pessoa pode fazer toda a diferença.
Veja artigos semelhantes e me siga no LinkedIn:
Republicou isso em Estratégias Chinesas e a Arte da Guerra.
CurtirCurtir