O que uma única pessoa pode fazer?

Vira e mexe, fico me perguntando: o que uma única pessoa pode fazer?

Diante do tamanho do mundo, da quantidade de problemas, pouco, talvez nada. Porém, num ambiente propício, com pares qualificados, ele pode fazer toda a diferença.

Duas reflexões para ajudar: o laser e a teoria das janelas quebradas.

O Raio Laser

Laser significa “amplificação da luz por emissão estimulada de radiação” – uma explicação que mais atrapalha do que ajuda.

Trocando em miúdos, significa: “ampliação de luz Maria-vai-com-as-outras”.

Um átomo é colocado num estado de alta energia. Um estímulo, uma fóton inicial, faz que o átomo libere fótons na mesma frequência e mesma fase da onda inicial.

Uma lanterna pode ter tanto fótons quanto o laser, porém, eles estarão sem foco.

O poder do laser vem de fótons coerentes e sincronizados. Foco e ressonância.

A Teoria das Janelas Quebradas

Numa vizinhança limpa e arrumada, uma única janela quebrada não vai fazer a diferença.

Acrescente, duas, três, mais janelas quebradas. Vai chegar um “ponto da virada” em que menos e menos pessoas se importarão, atraindo mais janelas quebradas. Um círculo vicioso.

A solução é quebrar o círculo, arrumar as suas janelas e incentivar outros a fazerem o mesmo. A teoria das janelas quebradas foi popularizada pelo escritor Malcolm Gladwell.

Ciclos virtuosos

Tanto o laser quanto as janelas quebradas são exemplos de ciclos de feedback. Ciclos podem ser virtuosos (quando são bons) e viciosos (quando são ruins).

É difícil sair de um ciclo vicioso. O único jeito é começar a plantar as sementes do ciclo virtuoso, dedicar muito tempo e energia, e contar com a ajuda de outras pessoas semelhantes.

Uma única pessoa, sozinha, pouco vai mudar. Porém, ela pode ser o fóton inicial do raio laser, ou aquele que arrumou a sua janela. Se a sua energia e entusiasmo conseguirem contagiar outras pessoas, para que trabalhem na mesma vibração, em pouco tempo, um grupo, uma área inteira da empresa estará melhor, tempos depois, a empresa inteira.

No fim do dia, uma lanterna apenas ilumina, mas o laser pode cortar aço.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s