Um cisne negro é um evento de baixa probabilidade, porém um impacto altíssimo. Depois que ocorre, muita gente diz que era previsível.
O corona vírus e problemas com petróleo, desencadearam nos últimos dias uma queda acentuada e rápida nas bolsas, culminando num circuit break na B3 hoje. Houve circuit break nos EUA também, o que mostra que este não é um problema só daqui. Talvez haja muito mais por vir, nos próximos meses. É um bom exemplo de cisne negro.

Algo importante a ser enfatizado. Este tipo de evento só ocorre se o sistema como um todo já estiver frágil. O mercado mundial, com dinheiro barato (não para todo mundo, só para quem tinha acesso a este) proveniente de juros baixos, estava criando distorções como startup bolhas (como a da Tesla, que valia mais do que a GM e a Ford, o supervalorizado WeWork, a Uber que só dá prejuízo). Vide este vídeo do economista Fernando Ulrich, de 9 meses atrás: https://www.youtube.com/watch?v=zpHmV1hXaaA.
A partir de um sistema frágil, pode-se inferir que algo pode perturbá-lo. É impossível dizer quando isto ocorrerá, ou o que o causará – ninguém tem bola de cristal para prever o futuro. Entretanto, algo que pode ser feito é se preparar para esses momentos de fragilidade: diminuir a exposição a riscos catastróficos, ficar na retranca, ter seguros e opções B.
Vide:
https://ideiasesquecidas.com/2017/08/09/a-teoria-dos-cisnes-negros/
https://ideiasesquecidas.com/2018/03/02/%e2%80%8bskin-in-the-game-pele-no-jogo-de-nassim-taleb/
https://ideiasesquecidas.com/2020/02/29/como-ficar-rico-sem-ter-sorte/
