Neste post, foi apresentado o interessante Desafio do Instituto Penrose. Interessante porque os melhores supercomputadores não conseguem resolver, mas é mais ou menos simples para um ser humano.
https://ideiasesquecidas.com/2017/03/30/desafio-do-penrose-institute/

A chave é perceber que as peças Pretas estão travadas. As únicas peças que se movem são os bispos pretos, que não ameaçam o Rei Branco enquanto o mesmo estiver numa casa branca.
Portanto, basta o Rei Branco ficar andando aleatoriamente pelas casas brancas. Nunca será ameaçado. Após enfadonhos 50 movimentos de cada lado, o jogo será considerado empatado pela regra abaixo.
Regra dos cinquenta movimentos: é considerado empate se não há captura ou movimento de peão nos últimos 50 movimentos de cada jogador.
Podem existir outras respostas, afinal, a imaginação humana é inigualável!
Alguma outra solução?
Solução alternativa. A solução do petista.
Discutir com petista é como jogar xadrez com pombo. Ele vai derrubar as peças, cagar no tabuleiro e sair cantando vitória.
Atualização:
Veja a solução do prof. Aílton, que postou um link de sua resposta nos comentários deste blog.
Atualização 2: O meu amigo Marcos Melo recebeu a resposta oficial do Instituto Penrose sobre o desafio. Não achei um link para o mesmo, portanto posto abaixo prints do e-mail recebido.
O fato de ter três bispos não seria um erro? Ou é parte do desafio?
CurtirCurtir
No caso dos três bispos, imagine que um peão foi até a última casa e foi promovido a bispo.
CurtirCurtir
O peão mais acima não está bloqueado
CurtirCurtir
Mas a regra dos 50 movimentos sem captura não cita se o peão está bloqueado ou não.
CurtirCurtir
Olá, sou prof Ailton, tenho um canal no youtube, achei um outro caminho deste desafio e gostaria de compartilhar com vocês.
Obrigado.
CurtirCurtir
Muito bom, prof Ailton. Obrigado pelo link.
CurtirCurtir
Republicou isso em Forgotten Loree comentado:
Atualizado com a resposta oficial.
CurtirCurtir
Pingback: Desafio do Penrose Institute – Xadrez na Praça