Qual a minha contribuição?

16897056-3d-people--man-person-with-chart-financial-contribution

Gerenciar trabalhadores do conhecimento é um grande desafio. Trabalhadores do conhecimento devem ser parceiros, não funcionários. Eles são donos dos seus meios de produção, que é o cérebro entre seus ouvidos. Basta um computador, informação e um meio de comunicação para desempenhar o seu trabalho. Entretanto, apesar de serem poucos, e com poucos subordinados, decisões destes trabalhadores da era do conhecimento têm grande impacto na companhia. Pode ser a diferença entre uma decisão certa ou errada, entre horas a mais ou a menos de desempenho do pessoal operacional.

Diz o Grande Mestre Peter Drucker que deve-se perguntar ao trabalhador do conhecimento: “Qual é a sua contribuição?”
No cargo e função que o trabalhador atual, o que ele tem efetivamente a contribuir? A pergunta não é “O que me disseram que devo fazer”, mas sim “em que posso contribuir? O que posso fazer, que aproveite os meus pontos fortes, e gere resultado efetivo para a empresa e para a sociedade? Como posso gerar resultados que façam a diferença?”

Outra pergunta profunda, que deve ser questionada de tempos em tempos: “Como você gostaria de ser lembrado?” “Como você gostaria, daqui a 15, 20 anos, que o trabalho que foi feito aqui fosse lembrado? Sentiria orgulho do que fez, do que atingiu? Fez o que era o correto a fazer, fez o que deveria ser feito?”

Trabalhadores do conhecimento gerenciam a si mesmos, não sendo necessário dizer o que deve ser feitos. Eles é que devem dizer o que podem fazer para contribuir.

Um comentário sobre “Qual a minha contribuição?

  1. Pingback: Uma única lição sobre administração | Forgotten Lore

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s