Hooked – parte 1

 

Hook1

Hooked

“Hooked”, algo como “Fisgado”, é uma análise de como os produtos (principalmente aplicativos de celular) fisgam os clientes, tornam eles “viciados” em apps.

Ciclo de produtos viciantes
Gatilho -> Ação -> Recompensa Variável -> Investimento
Um comportamento gera um gatilho (estou entediado) -> o usuário faz alguma coisa (verificar facebook) -> isto gera uma recompensa (vê status dos amigos) -> isto faz com que o usuário ou gaste mais tempo ou dinheiro para manter esse ciclo girando e antecipando recompensas futuras.

O ponto chave é a rotina. Fazer com que o comportamento da pessoa vire rotina. Rotina é algo que pode ser fácil de adquirir, mas difícil de quebrar. Algo assim: se estou entediado e tenho acesso a internet, vou dar uma olhada no facebook. Mas quebrar a rotina, parar de olhar o facebook, é difícil, a menos que alguma outra rotina apareça.

Há muitos modelos de jogos atualmente que são “freemiun”. Grátis para jogar, experimentar um pouco. Depois de um tempo, o jogador começa a pagar para perder menos tempo ou ter mais facilidades. No modelo acima, o jogo espera o nível de recompensa do usuário chegar num ponto em que ele tem que fazer um investimento para continuar a ter as recompensas de jogar.

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