Hooked – parte 2

 

 

Hook2

Sobre a zona de conforto, o livro enumera dois fatores principais: frequência de uso e utilidade. Algo que seja simples e utilizado muito frequentemente, mesmo que tenha pouca utilidade, como o facebook, twitter, entram no primeiro caso.

Já algo que seja pouco utilizado, mas quando o for traz uma utilidade enorme, entra no segundo caso.
A Amazon costuma anunciar produtos de concorrentes em seu próprio site. A ideia é a Amazon se tornar um agregador de valor, referência em compras. Mesmo perdendo a venda, o usuário vai saber que a Amazon é um lugar bom e confiável para fazer compras, e vai ser a primeira opção na cabeça do usuário quando este voltar a comprar on-line.

Para medir o grau de dificuldade de se fazer algo, existem as dimensões tempo, dinheiro, esforço físico, esforço mental, aceitação social, não rotina. Um produto que melhore qualquer dessas dimensões das pessoas, por menor que seja, pode ter um impacto muito grande. E exemplos estão por todo lado. O café solúvel demora alguns segundos para ser feito, enquanto o café normal demora uns 5 min para ser feito mais uns 3 minutos para lavar a bagunça. Esses 8 min de diferença criaram um mercado bilionário.
Sobre drivers de comportamento
Todo comportamento é guiado por um dos três motivos principais: buscar prazer ou fugir da dor, buscar esperança ou fugir do desespero, procurar aceitação social ou fugir da rejeição social.

As pessoas valorizam mais quando investem tempo e esforço próprio no produto final. Estão dispostas a pagar e valorizar mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s