Círon, Anteu e Fenarete

Os Diálogos de Platão estão repletos de passagens curiosas e mitos da época. Seguem três.


Círon

Círon era um completo psicopata. Assaltante de estrada e homem fortíssimo que atacava os viajantes na costa entre Corinto e Megara, num local conhecido como Rocha Cirônica. Método: obrigava os pobres viajantes a lavar seus pés. Quanto o faziam, em certo momento, Círon os chutava penhasco abaixo, lançando-os ao mar.

Ilustração gerada pelo Dall-E, com o seguinte prompt: “man kicking a traveller in the top of a mountain towards the sea. cyberpunk style. Highly detailed, 4k.”


Anteu

Anteu era um gigante que forçava todos os passantes a lutar com ele, com o que pereciam. Filho de Poseidon e Gaia (a Terra), a sua força vinha do contato com o solo – sua mãe.

Finalmente, Hércules, semideus filho de Zeus, pôs fim a Anteu. Ao enfrentá-lo, conseguiu erguê-lo, esmagando-o em pleno ar.

Esse confronto é uma metáfora: se o oponente tem uma fonte de energia (digamos, patrocínio forte de um milionário), o primeiro passo é afastá-lo dessa fonte.

Ilustração gerada com o Dall-E. Prompt: “Heracles helding Antaeus aloft in a bear hug. Background with forests and the sea. Highly detailed, 4k.” Não ficou muito bom, mas os outros desenhos ficaram piores.


Fenarete

Chega de psicopatas e monstros. Essa é uma passagem sobre Sócrates.

Sócrates se compara seu trabalho com a arte de uma parteira, sua mãe, chamada Fenarete. Isso por ele dar à luz a virtude que está dentro das pessoas.

“O que há de mais expressivo em minha arte é a capacidade de testar, de todas as maneiras possíveis, se o intelecto do jovem está gerando uma mera imagem, uma falsidade, ou uma genuína verdade. Sou estéril em matéria de sabedoria. Eu mesmo não dou resposta alguma a nada porque não possuo nenhuma sabedoria em mim. O deus compele-me a atuar como parteiro, mas sempre proibiu-me que desse à luz. Não sou em absoluto um sábio e não disponho, tampouco, de nenhuma sábia descoberta que fosse o rebento nascido de minha própria alma.”

É interessante pensar nisso. Sócrates é sábio não por saber tudo, mas por fazer aflorar a sabedoria em outros. Você nunca vai ganhar um debate achando que está certo e é superior ao outro.

Arnaldo Gunzi, Fev 2023

Veja também:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s