Neste Ano Novo, não tenha metas. Tenha rotinas.

Uma dica valiosa. Ao invés das tradicionais metas de início de ano (que nunca são cumpridas), crie rotinas a serem seguidas.

Por exemplo, ao invés da meta “emagrecer 5 Kg” em 2023, criar uma série de rotinas: andar 10.000 passos três vezes por semana, não tomar refrigerantes, tomar café sem açúcar, ir x vezes por semana na academia… tarefas pequenas, atingíveis, mensuráveis e controláveis.

A seguir, controlar as atividades. Uma planilha Excel simples, todos os dias. Cada dia numa linha. Cada atividade a ser perseguida numa coluna diferente. Colocar o quanto andou, se cumpriu ou não a atividade. E apurar, uma vez por semana, se você está indo bem. No caso do exemplo, o peso.

O problema de “emagrecer 5 Kg” é que você só vai checar de novo daqui a um ano. E será tarde demais.

Também não adianta ter atividades pesadas demais. Um jejum ferrenho a longo prazo nunca funciona. Melhor ter atividades mais simples de forma consistente.

Às vezes vamos escorregar, tomar uma sensacional Coca-Cola num dia quente e estressante. E não há problema algum nisso, contanto que seja controlado na apuração.

Seja honesto, não adianta querer se enganar, porque neste caso nunca vai dar certo.

Disciplina >> Motivação. A motivação é chama, empolgação. Porém, a motivação acaba na semana seguinte. A disciplina é chata. Boring. Robótica. Mas funciona. A meta bonita vende, a disciplina entrega. A disciplina é a moeda que colocamos no cofre todos os dias, que vai render juros compostos ao longo do tempo. É o burro esforçado vencendo o gênio preguiçoso.

“Os juros compostos são a força mais poderosa do universo” – Albert Einstein

Feliz Ano Novo!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s