Uma dica valiosa. Ao invés das tradicionais metas de início de ano (que nunca são cumpridas), crie rotinas a serem seguidas.
Por exemplo, ao invés da meta “emagrecer 5 Kg” em 2023, criar uma série de rotinas: andar 10.000 passos três vezes por semana, não tomar refrigerantes, tomar café sem açúcar, ir x vezes por semana na academia… tarefas pequenas, atingíveis, mensuráveis e controláveis.

A seguir, controlar as atividades. Uma planilha Excel simples, todos os dias. Cada dia numa linha. Cada atividade a ser perseguida numa coluna diferente. Colocar o quanto andou, se cumpriu ou não a atividade. E apurar, uma vez por semana, se você está indo bem. No caso do exemplo, o peso.
O problema de “emagrecer 5 Kg” é que você só vai checar de novo daqui a um ano. E será tarde demais.
Também não adianta ter atividades pesadas demais. Um jejum ferrenho a longo prazo nunca funciona. Melhor ter atividades mais simples de forma consistente.
Às vezes vamos escorregar, tomar uma sensacional Coca-Cola num dia quente e estressante. E não há problema algum nisso, contanto que seja controlado na apuração.
Seja honesto, não adianta querer se enganar, porque neste caso nunca vai dar certo.
Disciplina >> Motivação. A motivação é chama, empolgação. Porém, a motivação acaba na semana seguinte. A disciplina é chata. Boring. Robótica. Mas funciona. A meta bonita vende, a disciplina entrega. A disciplina é a moeda que colocamos no cofre todos os dias, que vai render juros compostos ao longo do tempo. É o burro esforçado vencendo o gênio preguiçoso.

“Os juros compostos são a força mais poderosa do universo” – Albert Einstein
Feliz Ano Novo!