Recomendação: Adolf – Osamu Tesuka

O lendário Osamu Tesuka é conhecido como o “Deus do mangá”, e foi um dos pioneiros do gênero, no Japão. Tanto em termos de mangá, quanto de animês. Para falar a verdade, ele foi um dos fundadores do gênero, tendo iniciado sua carreira em 1947 (um pouquinho depois da Segunda Guerra). O traço característicos de mangás, como personagens com olhões, são herança dele.

Apesar disso, nunca tinha tido contato com as obras do mesmo. Tudo mudou nos últimos dias, comprei num sebo alguns volumes do mangá “Adolf” – e achei sensacional!

A história é sobre três Adolfs. Um deles é o Hitler. A história ocorre na época da Segunda Grande Guerra. Os outros dois Adolfs são amigos de infância, um deles japonês e outro, alemão.

A obra citada é semi autobiográfica. Dá para sentir, só de ler o trabalho, que tem muito da alma de Osamu Tesuka naquelas páginas. Além disso, o traço delicado e extremamente bonito dos desenhos é um espetáculo à parte. Cada página é uma obra de arte.

Interessante notar que, apesar dos personagens terem traço simples, caricatural até, o drama é profundo. E adulto, com cenas que chegam a ser pesadas.

É imperdível, para quem gosta do gênero mangá histórico!

Link da Amazon:
https://amzn.to/3YPAMXJ

Veja também:

https://www.culturajaponesa.com.br/index.php/cultura-pop/quem-foi-osamu-tezuka/

https://ultimatodobacon.com/adolf-de-osamu-tezuka-o-ultimato

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s