Um peru é alimentado por 1000 dias.
É de forma irregular, às vezes mais, às vezes menos, mas em geral, o resultado é positivo. Ele está todo feliz, confiante de que vai continuar assim…
Até que, no 1001º dia, ele vai para o forno.
Um gráfico do peru seria como o da foto abaixo.

Um único detalhe: este é o Índice Bovespa de 1 ano! A queda é o resultado dos últimos poucos dias, onde ocorreram 3 circuit breaks.
O peru conheceu um Cisne Negro, um evento de alto impacto e baixa probabilidade, termo criado pelo filósofo Nassim Taleb.
Este tipo de evento não é modelável. Não é recorrente, não há dados históricos.
Também é pouco útil tentar prever o futuro – impossível prever quando o peru vai para o forno!
O que é possível é detectar a fragilidade de um sistema (mais complexo, maior, inchado).
É possível tomar medidas de precaução: seguros, planos B, redundâncias, reservas em investimentos seguros e pouco rentáveis.
Infelizmente, o mundo está cada vez mais otimizado, e seguros são vistos como desperdício ou falta de agressividade… até o dia em que o Cisne Negro chega.
Taleb é o autor que mais admiro no mundo atual. Vale a pena ler suas obras.
Mais links:
Interessante a analogia. Você conhece alguma estratégia para montar uma reserva de oportunidade? Que seria uma espécie de seguro para eventos incertos.
Exemplo: Suponha que eu vá entrar agora em um negócio variável/incerto (como a bolsa de valores) e gostaria de fazer aportes mensais durante um longo tempo. Ao mesmo tempo que faço os aportes quero ter uma reserva para utilizar quando um novo evento improvável ocorrer.
Quais estratégias poderiam ser utilizada para me proteger e ao mesmo tempo aproveitar um momento de baixa ocasionado pelo cisne negro atual.
CurtirCurtir
Manter em dinheiro vivo, ou ativo líquido seguro (digamos, CDI). O problema é o timing. Não acho que seja uma estratégia para lucrar, mas sim, encarar como um seguro para não perder, algo assim.
CurtirCurtir
Complementando, não acho que isso seja uma estratégia de investimento. É melhor pensar como um seguro: ter opções, planos B, ter formas de não quebrar quando este tipo de evento ocorre.
CurtirCurtir
Republicou isso em Forgotten Math.
CurtirCurtir