O “complexo de Cassandra” é quando alguém sabe o que está prestes a acontecer, avisa a todos, porém ninguém acredita.
O termo é baseado na lenda grega que remonta à Guerra de Troia, descrita na Ilíada de Homero.
Cassandra era a filha de Prius, rei da cidade de Troia. Sendo ela muito linda, despertou a paixão do deus Apolo, que a fim de cortejá-la, deu-lhe o dom da profecia.
Entretanto, Cassandra recusou o amor de Apolo, o que causou a ira do deus. Por vingança, ele a amaldiçoou. Ela seria capaz de prever o futuro, entretanto, ninguém acreditaria nela.
Dois exemplos:
– Cassandra previu que o sequestro de Helena por Páris causaria a Guerra de Troia, e advertiu o príncipe a não ir a Esparta – e, é claro, foi ignorada.
– Ela previu que o famoso Cavalo de Troia causaria a ruína da cidade, e lutou para que os troianos não colocassem o mesmo para dentro dos portões – e, obviamente, foi ignorada.
Em geral, pessoas que têm a capacidade de fazer análises globais e longo prazo sofrem deste efeito Cassandra – têm uma boa ideia dos efeitos, entretanto não conseguem lutar contra a maioria, que vê apenas o curto prazo, e apenas o local.
Vide também
O Cavalo de Troia das histórias
Post da série para Iniciantes – aproveitando que a Wikipédia já não explica nada de forma simples e objetiva.
https://en.wikipedia.org/wiki/Cassandra
https://www.britannica.com/topic/Cassandra-Greek-mythology
Este post recebeu muitos comentários positivos, de pessoas que de alguma forma se identificaram com a maldição de Cassandra.
Exemplo, comentário do amigo Daniel Santamaria, baseado no grande filósofo Friedrich Nietzsche: “A arte existe para que a realidade não nos destrua”
CurtirCurtir
Enéas também fez previsões para o futuro do Brasil e os trouxas não acreditaram nele!!
CurtirCurtir
Pingback: Medida Provisória - Sobre realidade distópica - Maratona de Sofá