Experimento sobre evolução

Karl Sims é um cientista da computação e artista gráfico.

Ele usou seus conhecimentos em computação e animação para criar um ambiente que simulava a evolução.

A simulação começa com uma séries de bloquinhos com articulações montadas aleatoriamente. Cada indivíduo pode sofrer uma mutação. A função objetivo é ter movimento. Os indivíduos que conseguirem se movimentar melhor tem maior probabilidade de se reproduzirem. Os filhos herdam algumas das características dos pais, e também podem sofrer mutações.

A evolução é cega, sem um plano, sem um guia, sem um formato final correto. A gigantesca maioria dos seres que se formaram foi eliminada, por não obter sucesso. Mas alguns conseguiram evoluir, para os mais diversos formatos possíveis. Alguns pareciam animais já conhecidos, como cobras e peixes. Outros, de forma não tão óbvia, se movimentavam dando cambalhotas.
O vídeo é fascinante. Vale a pena assistir.

Em outro experimento, o objetivo era tomar posse de um cubo verde. Então, surgiram algumas estratégias diretas, como ser o mais rápido a chegar. Teve um que largou mão de procurar o cubo, e foi direto bloquear o adversário. Mas o melhor foi um que usou uma estratégia indireta, de fazer inveja a Sun Tzu: dois braços longos, que simplesmente cercavam a bola. Qualquer ataque do inimigo simplesmente fazia com que a bola ficasse presa em um dos braços longos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s