Cubos de gelo numa companhia aérea

Fiz uma viagem recentemente, numa certa companhia aérea brasileira, e notei o seguinte.
 

A aeromoça me ofereceu água, e colocou três cubos de gelo no copinho (de 200 ml). Os cubos de gelo eram cubos de tamanho normal, mas eram grandes para um copo pequeno desses.
 

main-qimg-3dbed7a0f8df5d82bbfbc050b7f20755

 

Tomei o copo de 200 ml em 1 minuto, e três cubos de gelo grandes não derreteram. Ainda fiquei mexendo um pouco para derreter o gelo, mas este era compacto demais para derreter tão fácil. Uns 5 minutos depois, a mesma aeromoça passou para recolher o copinho, e o gelo ainda estava inteiro.

 

Seria muito mais fácil para o usuário se a aeromoça colocasse três cubos de gelo menores com muita área superficial e pouca espessura. Este cubo derreteria muito mais rápido num copo pequeno.

 

Quanto custa fazer um cubo de gelo? O cubo de gelo é água e energia para congelar, mais energia para manter congelado, e uma fôrma que pode ser modelada para muitos formatos possíveis. O custo da água é pouco, o custo alto mesmo é o de energia. Este vem aumentando muito – senti isto na pele, com aumento de 40% na minha conta de luz da minha casa, agora em abril.

 

Portanto, com cubos menores, a empresa gastaria menos energia fazendo o cubo.

 

É um detalhe pequeno? É, mas também é a “ponta do iceberg”. Este é um detalhe que tem uma rara propriedade: ao mesmo tempo melhora o nível de serviço ao consumidor e diminui custos da empresa.

 

De detalhe em detalhe deste tipo, a galinha enche o papo. A companhia citada teve prejuízo de 1 bilhão de reais em 2014, e se afunda numa espiral descendente: custos altos, serviços ruins. Passagens baratas, para atrair clientes pelo critério preço baixo. Com menor receita, eles cortam serviços, o que faz o serviço ficar um pouco pior, e menos gente querendo voar por ela…

 

Arnaldo Gunzi

Abril/2015

Um comentário sobre “Cubos de gelo numa companhia aérea

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s