O poder da informação

northkoreamap
Como ajudar a derrubar um regime ditatorial, extremamente fechado, como o da Coreia do Norte?
Um método bastante interessante, empregado pela Coreia do Sul, é o de utilizar a informação. Na fronteira entre as Coreias, e até na fronteira da Coreia do Norte com a China, há alguns canais de rádio especialmente preparados para o povo norte coreano. Neste, são transmitidas informações sobre o mundo exterior, depoimentos de desertores do regime, e também música e entretenimento.
Na Coreia do Norte, é proibido assistir, ler ou ouvir qualquer canal que não seja o canal militar oficial do governo. Entretanto, com rádios contrabandeados e custando apenas poucos dólares, e sem outras alternativas de entretenimento, é extremamente difícil impedir as pessoas de escutarem essas rádios.
A propaganda oficial Norte coreana diz que a Coreia do Sul comecou a guerra entre as Coreias, com o apoio americano. Que a Coreia do Sul quer se unir à Coreia do Norte, mas que os EUA impedem isto. Que o líder supremo da família Kim é um heroi que sustenta o povo, etc. Não há oposição ao governo. Em todas as eleições, o governo vence com 100% dos votos (quem votar contra é preso por traição à pátria). A eleição serve mais como censo, para contar quem desertou ou morreu, do que como uma eleição democrática.
Portanto, num lugar desses, uma informação de outra fonte pode ser uma fonte de espera ça. Pode indicar outros caminhos e mudar vidas.
Um dia a Coreia do Norte vai implodir. Pode demorar alguns anos ou décadas, mas vai implodir. E a divulgação de informação vai ter ajudado bastante neste processo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s