Como projetar uma boa fase de grupos?
A fase de grupos é aquela em que há grupos com diversos times, dos quais alguns se classificam para a fase seguinte, de mata-mata. Imagine a Copa do Mundo: 8 grupos de 4 times, e todo mundo joga contra todo mundo dentro do grupo.
A fase de grupos serve para eliminar alguns times e ranquear os que vão para próxima etapa.
Há uma série de falhas que ocorrem:
– Manipular jogo final da fase de grupos pensando em fase seguinte (é chamado de “shirking”)
– Time ir bem na fase de grupos e não ter vantagem alguma depois
– “Bad matches”: um time forte pegar uma pedreira e ser eliminado precocemente
Todo mundo que acompanha futebol conhece casos de shirking. Ex. Copa de 2018, última rodada da fase de grupos, Inglaterra x Bélgica. Já classificados e quem vencesse pegaria o Brasil. Ninguém tinha vontade de vencer (a Bélgica acabou vencendo e eliminando o Brasil a seguir).
Lembro de uma época que o Campeonato Brasileiro tinha 20 times, e jogava todo mundo contra todo mundo, para classificar os 8 primeiros para o mata-mata posterior. A rigor, o primeiro colocado jogaria com o oitavo, o segundo contra o sétimo, etc, teoricamente os primeiros tendo vantagem. Na prática, dava na mesma ficar em primeiro ou em oitavo – o objetivo dos times era se classificar, e o que valia mesmo era o mata-mata. Ou seja, uma quantidade enorme de jogos pouco úteis.
Por que um projeto de campeonato com tais defeitos é ruim? Pelo prestígio da competição, interesse dos torcedores (quem vai ver jogo para cumprir tabela?), possíveis problemas legais (houve US$ 1,8 Bi em apostas em 2018), rankings e estatísticas pouco críveis para as fases seguintes.
A Teoria dos Jogos tem aplicação quando há pelo menos dois oponentes, como no Dilema do Prisioneiro. O tema em questão foi mostrado no Informs 2022, da qual participei.
Solução proposta: escolher oponentes. O primeiro da fase de grupos escolhe qualquer um dos outros 7. O segundo escolhe qualquer um dos que não foram escolhidos. E assim sucessivamente.
A solução de escolher oponentes:
– É justo para os primeiros colocados
– Reduz shirking
– Resolve pedreiras
Reduz o shirking porque há um ganho real em ficar em posições melhores no grupo, é justo para os primeiros.
Resolve pedreiras, porque o melhor jogador não vai escolher justamente aquele capaz de o bater.
O design de torneios deve manter competitividade, mas também o interesse do público. Ex. Uma solução possível seria só o primeiro da fase de grupos passar. Só que isso causaria perda de interesse (3/4 dos times eliminados), e não deve ser nada fácil um time ir a outro país, jogar a Copa e ser eliminado. Portanto, este é um exemplo de proposta que não rodaria.
Quem sabe, um dia, a gente não tenha uma Copa do Mundo com escolha de oponentes?
A Teoria dos Jogos é bastante interessante de entender. E melhor ainda, no papel do projetista de torneios (ou de contratos, quem está escrevendo as regras do jogo).
Veja também: