Equilíbrio de Nash e porque búfalos fogem do leão

Por que búfalos fogem dos leões? Tendo uma manada de centenas de búfalos, e dado o tamanho deles, por que eles não se unem para enfrentar os leões? Tal comportamento pode ser explicado pelo conceito de equilíbrio de Nash, da Teoria dos Jogos.

John Nash, matemático retratado no filme “Uma mente brilhante”, foi um dos pioneiros da Teoria dos Jogos. O equilíbrio de Nash é um estado em que não há incentivo para mudar a decisão, para todos os jogadores.

Voltando aos búfalos. Todo mundo fugir é um equilíbrio de Nash.

Imagine um único búfalo, o Ferdinando.

  • Se estiver todo mundo fugindo, mas o Ferdinando quiser enfrentar os leões sozinho, ele vai se dar mal. Ou seja, se todo mundo estiver fugindo, ele tem que fugir também, não tem como ele melhorar o resultado tomando outra decisão.
  • Se todos os búfalos forem encarar os leões, mas o Ferdinando trair o bando e fugir, ele vai se dar bem (risco zero) ao passo que alguns dos búfalos que enfrentarem os leões vão se dar mal. Ou seja, para o estado “todo mundo se unir e enfrentar os leões”, existe um resultado melhor para cada participante: fugir e deixar os outros atuarem. Não é um equilíbrio de Nash.

Esse comportamento explica como um bairro inteiro pode ficar à mercê de um bando de mafiosos armados, ou uma nação inteira pode ser controlada por um pequeno governo tirânico.

É um caso de “Alguém tem que fazer alguma coisa”, mas ninguém faz nada.

Inspirado em trecho do livro “Gladiators, pirates and games”.

Veja também:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s