Produtividade em áudio

Como ler uma centena de livros e artigos por ano? Um método que faço, e sempre recomendo, é utilizando audiolivros. Ou podcasts, ou resumos, ou Ted Talks, há inúmeras opções disponíveis nos dias de hoje.

Algumas dicas / recomendações:

Algo que gosto de fazer é andar pelas ruas da cidade, ouvindo audiolivros. Isso porque alia duas coisas que gosto de fazer: andar em ritmo moderado e ler livros. Andar muito rápido ou correr é ruim nesse sentido, porque o foco passa a ser a parte física, e atrapalha a concentração no conteúdo.

Um bom serviço de audiolivros é o Audible, da Amazon, em inglês, mas há outras boas fontes também.
Link do app: https://amzn.to/3cMOHe6

Qual a velocidade ideal de reprodução? A resposta é que depende da velocidade que nossa mente está girando também. Se estou a mil por hora, dá para aumentar para 2x ou mais. Se é um assunto mais complicado, ou se já estou cansando, melhor diminuir a velocidade de reprodução. Não adianta se enganar, passando o conteúdo rápido demais sem aproveitar nada.

Temas muito complexos, com argumentos longos (digamos, a República de Platão), não ficam bons em áudio. Ou temas que envolvem fórmulas, como matemática e física. Nesses casos, é melhor pegar o livro mesmo, ou o livro + o áudio para dar cadência.

Outros serviços interessantes:

  • Resumo de livros: Blinklist, 12 Minutes, Instalivros e outras. Tem um link abaixo explicando este tema.
  • Plataformas de ensino, como Alura, EDX, Coursera, há várias opções que também contam com aplicativos de celular. Há conteúdos grátis, mas a grande maioria é paga.

A grande maioria dos serviços é em inglês. Ao invés de procurar conteúdo em português, eu acho muito mais válido aprender inglês. Isso é como um passe que desbloqueia o resto do mundo para nós.

É interessante às vezes utilizar recursos como text-to-speech e speech-to-text. É possível ouvir trechos em texto, e também ditar para o computador escrever, como se fosse uma secretária dos tempos antigos.

Por fim, uma última recomendação. Para realmente entender o conteúdo, nada melhor do que ir anotando os pontos principais, fazer um resumo e publicar o mesmo em um blog ou ensinar a alguém, além de testar essas ideias na prática. É o que faço, e muito do que há neste espaço é fruto desta técnica.

Veja também:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s