O grande estadista britânico Winston Churchill foi fundamental na Segunda Grande Guerra. No início de 1940, a Alemanha tinha dominado boa parte da Europa continental (Polônia, Bélgica, França, e Itália era aliada), a Rússia era neutra e os EUA não tinham entrado na guerra.
A Inglaterra era a única grande frente de oposição à Hitler. A liderança de Churchill, com seus discursos inflamados, levou o país a resistir com “sangue, trabalho, lágrimas e suor”, e “vitória a qualquer custo”.

Há diversos filmes sobre Churchill, como o “Destino de uma nação”. O que achei engraçado é que Churchill passava o tempo todo, seja de pijamas ou a altas horas da noite, ditando e pedindo para as secretárias lerem o discurso, até chegar num resultado satisfatório. Na época, datilógrafas furiosamente usando máquinas de escrever.
Passados oitenta anos, hoje em dia não é necessário ter um batalhão de secretárias para escrever e ler discursos. Qualquer ferramenta do Office pode ajudar.
No Word, para ditar o seu discurso, ir em Página Inicial – Ditar.
Vai aparecer uma caixinha de controle, e talvez autorização para usar o microfone. E aí, é só ditar que o Word vai redigir o texto.

Para fazer o oposto, ler algum texto, basta selecionar o trecho, clicar com o botão direito, e escolher “Ler em voz alta”. É possível controlar a velocidade, escolher a voz. Eu sempre uso, para revisão final de texto.
(Outra dica. Para selecionar tudo, CTRL-T)

O mesmo truque funciona no Excel, Outlook, Power Point.
Versões anteriores à 2019 não têm esse recurso. Uma solução é usar a versão on line do Office (www.office.com), que vai estar atrelada à sua conta do Office 365.
Com a ajuda de suas secretárias, além de ter liderado a Inglaterra a resistir até a entrada dos EUA e Rússia na guerra, Churchill escreveu livros sobre a Primeira e Segunda Guerras Mundiais, além de outros livros de história, e por isso, ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 1953.
“Nunca, nunca, nunca desista” – Winston Churchill
Para saber mais:
Winston Churchill, o homem que mudou o mundo (ideiasesquecidas.com)
Trilha sonora: Sacrifice – Elton John
Republicou isso em Ferramentas em Excel-Vba.
CurtirCurtir