O meu amigo Diego Oliveira questionou se este site tem como objetivo obter uma renda passiva.
A resposta é não, não tem como objetivo monetizar. O objetivo é expressar ideias, aprender muito com isto, e devolver parte do conhecimento para a sociedade.
Aliás, “site” pode ser traduzido como sítio, e como num sítio, tenho que cuidar do jardim.
Ter um blog como este é como cuidar de um jardim. Um esforço de algumas horas por semana, trabalhando, plantando sementes de ideias, aparando as palavras, tirando ervas daninhas… mais vale a constância a longo prazo do que o entusiasmo de curto prazo, como na história da tartaruga e do coelho. E a recompensa de ter um jardim bonito é a satisfação pessoal, não há monetização nisto.
Sobre monetização. Como é muito fácil publicar algo na internet atualmente, há uma avalanche de artigos, textos, vídeos, saturando a cabeça das pessoas. E como sempre acontece com o ser humano, o que realmente faz sucesso são vídeos de humor e entretenimento, ou conteúdo de nicho, para crianças por exemplo.
Vide pesquisa abaixo, dos canais brasileiros com mais inscritos no Youtube.
Whinderson Nunes – Comédia
21,8 milhões de inscritosKondzilla – Música
15,7 milhões de inscritosPorta dos Fundos – Comédia
13,3 milhões de inscritosFelipe Neto – Entretenimento
12,2 milhões5inco Minutos – Comédia
10,7 milhõesAuthentic Games – Games
10,2 milhõesCanal Nostalgia – Entretenimento
9,5 milhões
E isto reflete bem o que faz sucesso na TV aberta, no rádio, em revistas, etc… O mesmo ocorre em qualquer lugar do mundo, o ser humano é igual.
Vide o maior ibope da Globo, agora de abril/2018
- NOVELA III – O OUTRO LADO DO PARAÍSO
- FLASH JORNAL DA GLOBO VIVO NOT
- FUTEBOL REGIONAL VES
- JORNAL NACIONAL
- FUTEBOL
- BIG BROTHER BRASIL
Bom, pelo menos tem o Jornal Nacional entre novela, futebol e Big Brother…
Outro conceito que sempre uso aqui é que o mundo é Pareto, exponencial. É o efeito vencedor-leva-tudo, 20% das pessoas têm 80% da riqueza, 20% dos autores têm 80% das vendas. Num mundo cada vez mais globalizado, o Pareto não será em nível local, mas em nível global – os ricos cada vez mais ricos. A monetização vale mais para os tops do que para os pobres do mundo digital. Talvez até dê para monetizar um site pequeno de alguma forma, mas não sei como fazer, este nunca foi o objetivo.
Escrevo aqui simplesmente porque tenho uma paixão por ideias. Escrevo apenas quando há algo de valor a acrescentar, uma experiência, um ponto de vista, ou traduzir algo complicado para uma linguagem mais simples. A Internet é um grande ctrl+c ctrl+v, com muitas ideias copiadas e pouco conteúdo autêntico de verdade, com muito joio e pouco trigo, muito ruído e pouco sinal.
Ou, como diria Nietzsche, estas palavras estão aqui por paixão, a tinta da minha pena é o meu sangue, e os leitores não devem ler com os olhos, mas sim com a alma.
E vamos lá, cuidando do meu pequeno jardim…