No último capítulo do tutorial do X-Cube, chegamos ao cubo no formato em X.

Anteriormente, foram apresentados a Introdução, Dissecação e Notação:
A ideia aqui é montar o cubo externo sem desmontar o formato em X. Primeiro, montar o topo e a lateral, e a seguir a base.
Parte A – Montar o topo
Na verdade, montar o topo do cubo externo não é um grande desafio. Basta fazer os movimentos r, l, f e b combinados com a movimentação da última e/ou penúltima camadas. Fica como exercício para o leitor.
O cubo com o topo montado fica assim.

Parte B: Montar a lateral
A ideia agora é montar a lateral externa sem desmontar o formato em X nem desmontar o topo.
Para tal, pode-se utilizar o “algoritmo lateral”, descrito a seguir.
Ele coloca a peça de edge do lado de trás na lateral. As peças pintadas de cinza não interessam, neste momento.
Lembre-se da Notação em que a letra em minúsculo refere-se ao cubo externo, e a letra em maiúsculo ao cubo interno.

O irmão gêmeo simétrico é o movimento lateral à esquerda:

Arrumando as laterais, fica assim:

Basta aplicar sucessivamente este método, para todas as 8 peças laterais do
cubo X.
cubo X.

(Visão oposta do X-Cube)
Com isso, quase todo o cubo estará resolvido. Mas, por este método em camadas, a encrenca fica para o final: montar a base (a camada amarela). Isto fica para o próximo Post.
Arnaldo Gunzi
Fev 2016
Bônus: Padrãozinho legal
