O terceiro representante da série de “Prototipagem rápida”, que conta com o Zometool e o Little Bits, é o Strawbees.
É uma ideia genial, fantástica.
São conectores de plástico, em vários ângulos.
Esses conectores encaixam certinho em canudinhos de refrigerante, ficando bem fixos. Não precisa de cola nem nada.
O legal é que é muito mais simples de se mexer do que o Zometool.
Infelizmente, não tem no Brasil…
http://www.strawbees.com/shop/
Alguns trabalhos com o Strawbees:
O Strawbees também me foi apresentado no curso da Escola de Design Thinking. A prototipagem rápida é um dos pilares do Design Thinking. Um protótipo é algo que passe para as pessoas uma primeira sensação do que é o projeto ou o produto. A pessoa tem que tocar, sentir alguma coisa.
A ideia de um protótipo rápido e barato é de não perder muito tempo elaborando alguma coisa sem obter o feedback dos clientes. Diminui o risco e custos de desenvolver algo que não vai funcionar, ou não vai ser aderente ao processo real.
Antigamente, a prática de projetos era de ficar um tempão especificando a solução, o que gerava um documento de centenas de páginas*. Meio ano de trabalho depois, saía o produto, que normalmente não era o que o usuário desejava. Após vários anos assim, surgiram as chamadas metodologias ágeis de projeto,que têm a linha de criar trabalhos junto ao cliente final, e ir validando os protótipos e ideias parciais.
*Uma história curiosa: uma vez, li uma dessas especificações. Tinha umas 100 páginas, sem nenhuma figura, gráfico, nada. Tudo texto, pesado, incompreensível. Perguntei para o autor se não era melhor ilustrar as ideias de alguma forma. Ele respondeu que o documento só textual era a prática da área dele, para evitar ambiguidades. Não preciso dizer que o resultado não teve ambiguidade nenhuma: demorou, atendeu mal à demanda, desgastou um monte de gente, etc.
Como sempre dizia Steve Jobs, as pessoas não sabem o que querem. Só descobrem o que querem depois que o produto ou serviço já estiver pronto.
Arnaldo Gunzi
Dez 2015
Mais Design Thinking: