Stock options para politicos – Ideias provocativas – Freaknomics 3

options-stock-time-money-trading

 

O salário de políticos é uma discussão de longa data.
 

Por um lado, eles têm que ganhar bem o suficiente. Políticos podem movimentar facilmente centenas de milhões em obras e recursos. Se os políticos ganharem muito pouco, a tentação de desviar um pouquinho dos recursos passa a ser maior. Além disso, a política torna-se mais atrativa para jovens brilhantes, que querem mesmo seguir uma carreira séria.
 

Mas um político não pode ganhar muito mais do que a população. É obsceno pensar num político recebendo salário centenas de vezes maior do que o trabalhador comum.

 
Além disso, o político tende a ter incentivos para legislar em curto prazo: que as obras fiquem prontas em seu mandato, que a euforia econômica seja no seu mandato (e que a conta chegue no mandato seguinte). Não falta gente que quer ser político somente para ter influência e se beneficiar. E isto vira um ciclo vicioso perverso: pela política ser assim, pessoas que realmente poderiam contribuir passam longe, vão para a iniciativa privada.

 
Sobre o salário de políticos, Levitt propõe uma ideia maluca, mas nem tanto.

 
Que tal pagar políticos com um salário mediano, suficiente para ele se manter em boas condições, mas dar polpudos stock options resgatáveis somente daqui a 10 anos?
 

As opções são instrumentos largamente utilizados no mercado financeiro. É uma opção de compra de uma ação a um valor pré-fixado, numa data pré-fixada. Se a ação subir, tenho um lucro enorme na opção. Se não, elas não vão valer nada.
 

Esta ideia é interessante, porque ao mesmo tempo que pagam pouco, podem pagar muito, mas somente caso o país melhore. E, por ser uma opção com prazo de 10 anos, as ações dos políticos tem que ser voltadas a garantir realmente que as mudanças sejam estruturais e benéficas à população no longo prazo, e não demagogia barata no presente para empurrar a conta para o futuro, como tem sido os últimos anos no BR.

 

É claro que a ideia tem furos e seu execução seria complicada. Mas parece ser um sistema interessante para o principal: atrair para a política pessoas sérias, competentes, que gostariam de seguir uma carreira séria e quebrar o ciclo vicioso de maus políticos legislando em causa própria.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s