Que tal pagar para votar? – Ideias provocativas – Freaknomics 2

images

 

Que tal pagar para votar?

 

A ideia é mais ou menos assim: quem quiser votar para presidente, tem que pagar para votar. Se você quer muito que o seu candidato vença, teria que desembolsar mais dinheiro.
 

A vantagem é que votar torna-se um custo palpável, e não apenas idealismo sem lastro.
Mas esta ideia não vai beneficiar os ricos? Na prática, isto já acontece. Mas o que empresas fazem é doações a campanhas.
 

Talvez esta ideia seja mesmo absurda para eleições políticas. Mas, imagine a mesma ideia, em outro contexto.


 

Um grupo de pessoas do trabalho quer fazer uma vaquinha para comprar uma TV, para ver a Copa do Mundo. Aí, tem um pessoal fanático por Samsung, outros fanáticos por Sony, e outros que só querem ver o jogo, tanto faz.
 

Numa votação 1 para 1, quem tem mais fãs vence. O grupo rival fica reclamando do mau gosto do outro grupo. Quem só quer ver o jogo ajuda a pagar a conta, igualmente.

 
Se tivesse uma votação ponderada pela fatia da vaquinha, seria assim: quem é mais fanático paga mais. Os fanáticos que vencerem tem que ver se o valor gerado pelo fanatismo vale mesmo os custos. Mesmo os fanáticos que perderem vão ter mais motivos para se conformar: quem ganhou pagou mais caro (e o fanatismo tem limites). Quem só quer ver o jogo, dane-se a marca da TV, vai sair ganhando: vai pagar menos, afinal, ele só quer ver o jogo!

 

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s