Acabar com formigas

images (3)

 

De tempos em tempos, surgem formigas no meu apartamento. Formigas açucareiras, bem pequenas. Mesmo sendo no 12 andar, este inseto maldito insiste em aparecer.

 
Em meu histórico de luta contra formigas, tentei muita coisa: jogar inseticida, detergente, fechar o buraco com cimento. Nada disto adianta muito. As formigas morrem, mas outras do ninho a substituem. Se fecho o buraco por onde elas vêm, elas fazem outro buraco.

 
O único método que funcionou é o de usar uma isca com veneno. Misturei mel com água boricada. A receita original dizia ácido bórico, mas em casa só tinha água boricada mesmo.
 

A lógica é a seguinte. As formigas gostam de mel. O mel envenenado demora algumas horas para fazer efeito. As formigas levam o mel para o formigueiro, para alimentar outras formigas. Desta forma, mata-se todo o formigueiro.

 
O impressionante é a força que a programação genética tem sobre o comportamento das formigas. As formigas não raciocinam, são simplesmente programadas a reagir segundo seu script.

 
Depois de algumas horas, dá para ver formigas cambaleantes, que mal podem se mover, mas que continuam a trabalhar, levando o mel envenenado para casa.

 
Depois de mais um par de horas, o número de formigas trabalhando começa a diminuir. Diminui, diminui. Até chegar a ter uma poucas formigas, mas seguindo a mesma programação: se tem comida, levar a comida até o formigueiro, mesmo que a comida tenha veneno e tenha exterminado 90% de seus colegas.

 
Metaforicamente, este é o perigo de ter uma economia planificada, em divergência de opiniões. Ou de ter um software de otimização inflexível.


 

No final, deve-se pegar o mel envenenado e descartar corretamente, a fim de não envenenar outros bichos.

 

Arnaldo Gunzi

Mai 2015

Um comentário sobre “Acabar com formigas

  1. Evelyn

    Oi Arnaldo. Gostei dessa história. Esse é o principio dos inseticidas por ingestão e é por isso que são feitos por iscas. As formigas levam ao formigueiro matérias primas (mel, café, açúcar) para a produção de um fungo. Esse fungo que é o alimento delas, assim leva-se um tempo para começarem a desaparecer.
    A quem diga que quando as formigas operárias percebem que o fungo está contaminado por veneno, deixam de levar para a rainha e como o formigueiro só acaba matando a rainha, esses inseticidas por ingestão precisam fazer um efeito meio demorado, a fim de que o veneno chegue até a rainha antes das operárias perceberem…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s