Ideias provocativas – Freaknomics 1

Freak

 

Quando eu era pequeno, jornais (em papel) ainda existiam. Era dividido por cadernos. Tinha o de esportes, o de cidades, os classificados. E tinha o de Economia. Falava de inflação, juros, impostos. E, eu não entendia nada do que estava escrito.
 

Hoje, continuo não entendendo nada de economia, principalmente de macro-economia. Mas aprendi a gostar da parte micro da economia, a parte que trata mais de incentivos econômicos, comportamento de indivíduos e empresas.
 

Um dos responsáveis pela divulgação disto é Steven Levitt, autor de Freaknomics e outros livros da mesma linha. Ele tem um blog, onde expõe ideias, algumas interessantes, provocativas, e outras completamente estúpidas e absurdas (ou não).
 

Já postei alguma coisa sobre eles aqui.

 
Seguem alguns posts de ideias aleatórias


 

Garçonetes x Aeromoças
 

Por que aeromoças não recebem gorjetas, enquanto garçonetes recebem?
As duas fazem mais ou menos a mesma coisa: entregam comidas e bebidas ao cliente.
Levitt não responde a pergunta, mas a minha impressão é a seguinte: ser aeromoça tem (ou tinha) um certo status, um certo glamour. Este glamour se perderia completamente se elas recebessem gorjeta.
 


Tanto faz votar ou não
 

Eu represento um voto em 200 milhões. Se eu convencer meia dúzia de pessoas, são 6 votos em 200 milhões. A não ser que o sujeito seja um militante em tempo integral, o que o indivíduo pode fazer no todo de uma eleição federal é muito pouco. É mais eficaz gastar o meu (escasso) tempo em algo que dê mais chance de retorno.


 

Esses caras do Freaknomics tem um novo livro, “When to rob a bank”, que nada mais é do que uma seleção de ideias do blog.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s