Prazo de validade

shelfLife

Responda à seguinte pergunta: você prefere comprar um ipad que vai durar apenas três anos ou um ipad que vai durar a vida toda?

Existe uma tendência natural do ser humano de gostar de coisas que lhe deem segurança. No caso, é a segurança de não ter que trocar de ipad daqui a 3 anos. Portanto, é claro que as pessoas preferem o ipad que dura a vida toda.

Generalizando, as pessoas sempre preferem algo que lhes deem segurança eterna, ao invés de algo com prazo de validade. Um emprego vitalício, uma casa para o resto da vida, um trabalho de sucesso que gere dividendos para sempre, etc.

Mas, será que isto é realista?
O ipad, fisicamente, pode durar muito mais que três anos. Mas provavelmente estará obsoleto tecnologicamente, necessitando de um upgrade. Ou, talvez o próprio conceito de tablet esteja obsoleto, daqui a três anos. Ou seja, o seu ipad tem um prazo de validade, você querendo ou não.

Tudo tem prazo de validade. Inclusive o emprego, o casamento, as amizades, os resultados de seu trabalho.
O que não se sabe é quando, mas as coisas têm uma validade. Não digo que vai haver uma ruptura, ou que é necessário trocar tudo, mas sim que há a necessidade de uma reinvenção: de repensar, de tomar rumos não pensados anteriormente, de gastar energia para refazer o que se perdeu com o tempo.
Por melhor que tenha sido o seu trabalho de hoje, ele também vai durar por algum tempo. Será necessário, em algum momento futuro, fazer alguma mudança, adaptação, evolução. Repensar resultados e métodos.

O que proponho é que, ao invés de se acomodar achando que conseguiu algo eterno, as pessoas deem prazo de validade a elas. A cada período de tempo em que a validade acabar, as pessoas tentem repensar, reconquistar, refazer rumos. O prazo de validade pode ser de 3, 10, 15 anos, mas é bom ter um período na cabeça. Ao invés de achar que o casamento é infinito e correr o risco de deixar algum problema crescer até explodir, é mais sensato desarmar pequenas explosões de tempos em tempos. Isto sim vai fazer a relação durar.

Por mais contraditório que possa parecer, dar prazos de validade é a melhor forma de conservar algo eternamente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s