Sobre o surgimento do ipod

Ipod1

O itunes (software de gerenciamento de música + loja virtual) surgiu antes do ipod (o player de música).

O itunes já existia, e as pessoas utilizavam os mp3 players da época para tocar as músicas.

Mas todos os players de música tinham pouca capacidade, baterias de curta duração, problemas de software, design ruim. Cabiam poucas dezenas de músicas, com botões complicados. Era uma indústria que ainda estava incipiente.

A Apple estava de olho neste mercado. Já que o itunes tinha uma capacidade fantástica, mas os players não a aproveitavam, eles viam uma oportunidade aí. Além do que, por desenvolver hardware e software, a Apple tinha a filosofia de ter todo o controle da experiência do usuário.

Quando surgiram os primeiros planos de criar um player de música, Joe Rubinstein disse a Steve Jobs que ainda não existiam os elementos necessários para a criação do mesmo. Não havia disco com tamanho reduzido e grande capacidade, nem baterias, nem telas. Deveriam esperar uns 6 meses para surgir a tecnologia necessária.

Eles não queriam criar um player ruim. Eles queriam criar o melhor player portátil de música do mundo, que fosse 100 vezes melhor do que qualquer outro.

Alguns meses depois, Rubinstein estava no Japão, e encontrou um produto novo da Toshiba. Era um disco portátil, extremamente compacto e com uma capacidade gigantesca de armazenamento. Espaço para 1000 músicas. O pessoal da Toshiba não tinha nem ideia do que fazer com isso. Rubinstein fez de conta que não tinha muito interesse, e voltou para Jobs. Disse que agora sim existiam os elementos para fabricar o ipod. Precisaria de um cheque de 15 milhões de dólares para comprar todos os discos que a Toshiba conseguisse produzir, e sinal verde para começar o projeto. Steve Jobs nem titubeou.

“1000 músicas no seu bolso” virou o bordão do ipod.

E assim começou uma revolução no mundo da música digital…

Um comentário sobre “Sobre o surgimento do ipod

  1. Pingback: Porque há tantas pessoas fiéis à Apple? Ou a confiança na marca. | Forgotten Lore

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s