Como aumentar o número de doadores de sangue

Fui no Hospital das Clínicas, num sábado, fazer doação de sangue.

E acho que há formas bem eficazes de aumentar o número de doadores.

Primeira constatação: Não havia muita sinalização, dizendo qual era o prédio para doação de sangue. Aposto que 90% das pessoas que passam ali na frente nem sabem que é possível fazer doação de sangue naquele local. E é muita gente que passa por ali, porque o HC fica perto do metrô. Tive que seguir o endereço que me foi dado e perguntar para o vigia qual era o local. Depois disso, tive que percorrer o hospital todo para me dirigir a um local 4 andares abaixo. Chegando lá, foi mais tranquilo. Só houve um ou outro procedimento burocrático, mas nada de mais.

Segunda constatação: Muitas pessoas não fazem doações porque simplesmente dão pouca atenção a isto. O cotidiano das pessoas toma tanto tempo, tanta energia, com inúmeras preocupações sobre trabalho, pagamento de contas, família, que fazer algo além do cotidiano é a exceção, e não a regra. Mas, em geral, um número extremamente maior de pessoas faria o esforço de doar sangue, se fossem solicitados, se forem lembrados deste ato a cada período de tempo.

Portanto, imagine que o local de doação de sangue fosse mudado para a esquina entre a saída do Metrô e a rua Teodoro Sampaio, dois dos locais de maior movimento de pedestres da região. E que a sala de doação de sangue ficasse no andar térreo, bem na entrada do prédio. E que houvesse uma sinalização simples, mas clara, de que ali é um local de doação de sangue.  Para complementar, que o metrô sinalizasse dentro de seus corredores o local para doação de sangue. Com certeza, muito mais pessoas que passam por ali seriam “lembradas” todos os dias sobre a doação, saberiam que ali é um local possível e prático para doar sangue, e os estoques de sangue aumentariam.

Terceira constatação: Por outro lado, é um custo muito grande para o hospital fazer a coleta, os exames, estocar e conservar o material. E, pior do que dizer que faltam doadores de sangue, é sair em algum jornal que eles tiveram que descartar sangue doado por falta de espaço para estoque ou falta de conservação. Então, por mais estranho que possa parecer, talvez a localização difícil e falta de sinalização sejam de propósito, para manter os estoques nos níveis ideais. 

 

Arnaldo Gunzi.

Um comentário sobre “Como aumentar o número de doadores de sangue

  1. Pingback: Seleção de Ideias 2014 | Forgotten Lore

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s