Amassar o papel

Uma das inovações mais simples e brilhantes de que já ouvi falar com o da Kimberly Clark, com o papel higiênico Neve.

 

Nee

Imagine que você é de uma empresa que transporta papel higiênico. Para o consumidor, quanto mais leve e “fofo”, melhor. Mas isto significa ter baixa densidade, e também significa ocupar uma carreta pelo volume e não pelo peso. Ou seja, significa que você está perdendo capacidade do caminhão.

 

Então, que tal “amassar o papel”?

Esta é uma ideia simples e brilhante. Basta uma máquina simples no final do processo produtivo, que amassa o papel. A empresa consegue colocar mais quantidade de produtos (uns 20% a mais) no mesmo caminhão, ganhando em frete. Também ocupa menos espaço nos depósitos, e menos espaço na prateleira do mercado. E, para o consumidor, não muda nada. A qualidade do produto continua a mesma, e basta “desamassar” o papel para utilizar. Além de todos os motivos econômicos, ainda adicionaram o marketing: papel higiênico “compacto”, que é ecológico, pois diminiu o número de caminhões e os gases do efeito estufa.

O único fator que poderia fazer o projeto dar errado seria a rejeição popular. Se, por algum motivo, os consumidores não gostarem do produto. Mas, como faz uns dois anos que criaram e ainda continuam a vender o papel, quer dizer que deu certo.

Conversei com um colega da Kimberly, e ele citou que esta ideia surgiu a partir de um trabalho feito com os autores do livro “estratégia do oceano azul”. A partir da ideia inicial, eles elaboraram o escopo do projeto e a posterior implementação. E os custos de implantação também foram baixos, visto que bastava uma máquina simples a mais.

É realmente uma inovação brilhante. Trocar o Ar por Produto, sem perder qualidade.

Sempre há oportunidades para aqueles que conseguem enxergar além do óbvio, e agregam valor em tudo que fazem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s