Carbono e Silício

O carbono e o silício são da mesma família, na tabela periódica de elementos.

Ambos tem 4 elétrons na última camada. Como os átomos precisam de 8 elétrons para estabilizar, eles têm que fazer o número máximo de combinações, 4.

Para o carbono, isto faz com que os tipos de combinações possíveis seja gigantesco. A vida toda é baseada no carbono, é a matéria prima para tudo que é orgânico. Seja DNA, proteínas, tudo tem o carbono como elemento chave para formar a vida. Você é feito de carbono.

Já o silício tem número atômico maior, é mais pesadão. Faz menos combinações do que o carbono. Mas mesmo assim, é capaz de fazer muitas combinações. Isto gera um produto interessante: semicondutores. Uma composição de materiais de silício, que permitem a passagem de eletricidade por uma direção, mas não por outra.

O semi condutor mais simples é o diodo, com duas camadas de semicondutores. Depois o transístor, que tem três camadas. O homem percebeu que o transístor poderia servir como filtro ou como amplificador. Daí para frente, aprendeu a domar a eletricidade e o mundo usando semicondutores.

Níveis de abstração maiores levaram ao circuito integrado, depois ao hardware. Você está lendo isto numa criatura de silício, o computador. E o resto é história. O Vale do Silício que o diga.

Enquanto a natureza aprendeu a domar o carbono, o engenhoso ser humano aprendeu a domar o silício, parente pesado do carbono.

Leitura recomendada: O polegar do violinista

Arnaldo Gunzi

Um comentário sobre “Carbono e Silício

  1. Pingback: Seleção de Ideias 2014 | Forgotten Lore

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s