A solução ótima para o problema errado

De que adianta obter a solução ótima para o problema errado?

solucaoOtima.JPG

Primeiro, uma definição. A solução ótima é a melhor solução possível, analisada do ponto de vista global, para um determinado problema. Nas ciências exatas, as áreas de Pesquisa Operacional, métodos analíticos, têm como objetivo resolver problemas difíceis para encontrar soluções ótimas.

A grande complexidade dos problemas do mundo real não está em resolver com perfeição um problema difícil. Está em formular tal problema. A realidade é, e sempre será, muito mais complexa do que qualquer modelo matemático concebível pelo ser humano. E, para colocar em moldes matemáticos “resolvíveis”, é necessário simplificar a realidade. É aí o calcanhar de Aquiles.

 

Além disso, a solução ótima é ótima para um cenário estacionário. Onde nenhuma hipótese vai mudar, e se tudo continuar da forma que sempre foi. Ora, não foi dada ao ser humano a capacidade de prever o futuro. E quando o mundo mudar? Não seria mais interessante ter respostas rápidas para acompanhar o mundo mutante?

Na natureza, não se encontra um único caso em que dada espécie tente otimizar algum recurso pensando de forma global. Isto porque:

  1. A demanda de energia de processamento para encontrar o ótimo é desproporcionalmente grande
  2. O mundo muda constantemente. Não é possível chegar num ótimo global quando as perguntas mudam. O que pode ser bom hoje não necessariamente será amanhã.
  • Portanto, vejo um extremo desequilíbrio entre os trabalhos acadêmicos desta área e o mundo real. É um caso de “Mura”, do sistema Toyota. Tenta-se resolver com precisão indescritível e métodos cada vez mais mirabolantes os problemas errados. E o por que disto? Talvez em algum post futuro eu tente descrever o que penso.
  • Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s