Uma coisa bem interessante de filosofia são os termos que acabam sendo criados para descrever ideias ou situações específicas. Como as fundações da filosofia ocidental derivam dos gregos, há algumas palavras difíceis e curiosas:
Aporia. É um impasse, um beco sem saída, algo que não tem conclusão. Estamos em situações de aporia a todo momento, principalmente em relação a ponderar decisões: estou com fome, é melhor ir no restaurante italiano comer macarronada ou num vegetariano? Ambas têm vantagens e desvantagens a curto e longo prazo. É uma aporia.
A decisão não é puramente lógica, para desequilibrar um caso desses, é necessário algo externo, como emoção (estou exausto e faminto -> macarronada) ou valores (estou de dieta -> salada).

Tekmérion. No contexto de um raciocínio, é um sinal forte, quase irrefutável, para chegar a uma conclusão. É uma evidência, tipo encontrar as digitais do suspeito na arma e sinais de pólvora na mão dele. Não é a conclusão em si, é uma evidência muito forte.

Eudaimonia. É a felicidade, mas não no sentido puro de estar contente. É a felicidade de estarmos cumprindo aquilo para o qual viemos a este mundo.
Viver de acordo com a excelência. Quem não fica feliz ao conseguir completar um grande e complexo objetivo?

Aporia, Tekmérion e Eudaimonia são termos utilizados por filósofos gregos como Aristóteles e Platão, e se existem até hoje, é porque são conceitos valiosos, resistiram ao teste do tempo.
Atinja a sua Eudaimonia. Colete Tekméria antes de chegar a uma conclusão. E lembre-se de que nem tudo pode ser resolvido por lógica, como uma Aporia.
Socorro, sou júnior!
(Reflexões para data scientists em começo de carreira)
Pessoas abrem portas. Não é amizade, isso é pouco relevante. Tem muita relação com competência e reputação. Quem manda bem e ajuda os outros terá naturalmente uma boa chance de ter indicações.
Networking não é distribuir cartões aleatórios ou contar piadas socialmente. Está mais para fazer ótimos trabalhos, ser transparente, confiável, comunicar bem, cumprir o prometido. Isso sendo você mesmo, do jeito que é.
Com o tempo, você verá que a sua rede vai mudar. Pessoas vão para outros empregos. Outras se aposentam. Novas pessoas entram no mercado. E boas conexões continuam.
O Compêndio de Ideias do Prof. Arnaldo: https://asgunzi.github.io/Compendium/
