O que significa Kamikaze?

“Kamikaze” significa “vento divino”. “Kami” significa “Deus” e “Kaze”, “Vento”. Um vento divino a proteger a ilha do Japão.

O termo se popularizou ao final da Segunda Grande Guerra: pilotos japoneses suicidas levavam o avião, carregado de explosivos, a se chocar contra os navios americanos. Eram os kamikazes (ou camicase).

(Foto da Wikipedia)

É muito impressionante ver vídeos deste tipo de ataque. Ao invés do avião jogar bombas no navio alvo, o avião mergulha em direção ao navio e, o piloto, à morte.

Era uma época em que o Japão estava perdendo a guerra, e tinha pouquíssimos recursos em termos de aviões, bombas e armamentos. A fim de causar o maior dano possível ao oponente, eles lançaram mão dessa estratégia suicida. Era um ataque final, um último suspiro.

Em ideograma, kamikaze é a figura abaixo.

Historicamente, a ideia veio do “vento divino” que salvou o Japão da invasão sino-mongol, no século XIII.

Kublai Khan, neto do mongol Genghis Khan, dominava a China, à época. Ele tentou invadir o Japão em 1274, com 300 navios e 15.000 soldados. O Japão, um país de agricultores, não conseguiria resistir ao poderio bélico dos atacantes. Aí, os japoneses tiveram uma ajudinha dos deuses: uma grande tempestade durante a noite destruiu os navios inimigos.

Kublai triplicou a aposta, e em 1281, mobilizou 900 navios, 17.000 marinheiros, 25.000 soldados coreanos, mongóis e chineses. Dessa vez, o Japão estava mais preparado, e resistiu às tentativas de desembarque inimigo nas primeiras semanas, até que, adivinhe, houve uma enorme tempestade que afundou a esquadra invasora. Novamente, o vento dos deuses protegeu o Japão, acabando com as ambições do grande Khan da época.

Até a Segunda Grande Guerra, nenhum país estrangeiro tinha conseguido invadir a ilha do Japão, criando a lenda de que seria um país protegido pelos deuses, pelo vento divino.

Veja também:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Kamikaze

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s