O mundo dos empreendedores lamenta a perda de Tony Hsieh, fundador da Zappos, negócio de venda de sapatos e roupas pela internet. A Zappos foi vendida à Amazon por $ 1 bi.

Descendente de taiwaneses nos EUA, os valores da família o obrigavam a perseguir nota 10 na escola, uma carreira reconhecida ou o domínio de um instrumento musical. Apesar de tirar notas altas e de ter trabalhado na Oracle, ele queria mesmo era a liberdade de empreender.
Um de seus primeiros negócios, ainda adolescente, foi criar um serviço de transformar fotos em broches. Era tudo pelos correios. O serviço foi sendo passado para os irmãos mais novos, e durou muitos anos.
Na faculdade, começou um negócio de pizzas. Tinha um colega que sempre encomendava muitas pizzas, em quantidade sobre-humana: duas, três pizzas grandes de pepperoni. Tempos depois, Tony descobriu que o rapaz (Alfred Lin) revendia as pizzas, por pedaço, no alojamento, ganhando uma grande margem sobre o produto. Alfred acabou virando CFO da Zappos, anos depois.
Tony fundou o LinkExchange, vendido à Microsoft por $ 265 mi, antes de fundar a Zappos.
Na Zappos, ele não estava preocupado com a eficiência, e sim, em gerar o melhor valor possível ao cliente. Ex. nos sites comuns, é extremamente difícil encontrar um telefone para ligar. Na Zappos, o número estava sempre visível. A tecnologia revolucionária era o velho telefone, o atendimento ao cliente.
Não por acaso, o seu livro tem o título “Delivering happiness”. Na versão em português, “Satisfação garantida”.
Tony faleceu devido a um incêndio em sua casa, aos 46 anos.
“Eu decidi parar de perseguir o dinheiro, e comecei a perseguir a paixão” – Tony Hsieh.
Livro “Satisfação garantida” na Amazon:
Links:
Tony Hsieh, criador e ex-CEO da Zappos, morre aos 46 anos | Mundo | G1 (globo.com)
Tony Hsieh, dead at the age of 46, after injured in house fire | Las Vegas Review-Journal