A história é fortemente não-linear. Seja em nossas vidas individuais ou em nossas civilizações, há pontos de inflexão imprevisíveis que mudam totalmente o destino de milhões de pessoas…
Tenho um certo fascínio por histórias deste tipo, como a previsão do tempo que salvou o Dia-D, a destruição de Bagdá e o cagão que salvou o mundo, entre outras.
Esta é a história da morte de um único velho bêbado, que salvou a Europa e a civilização ocidental inteira. O mundo seria completamente diferente do que é hoje se este velho tivesse morrido 10 anos depois.
O ano é 1241. O velho bêbado da história é Ogodei Khan, imperador mongol na época, o Khan dos Khans.
Ogodei era filho de Gêngis Khan, que tinha falecido em 1227.
O império mongol já tinha dominado parte da China e devastado todas as nações entre a Mongólia e a Europa.
Em 1241, o flagelo da morte chegou à Europa, comandado por Batu Khan (sobrinho de Ogedei).
Em abril deste ano, duas batalhas notáveis. Na primeira, os mongóis destroçaram um exército de cavaleiros cristãos fortemente armados, no Norte da Polônia.
Outra grande batalha ocorreu na Hungria, também em 1241, onde o exército mongol esmagou os húngaros do Rei Bela IV. Estima-se que 1 milhão de húngaros foram executados: tropas, nobres, cavaleiros, camponeses.
Os mongóis adentravam a Europa…
Qual o poder do exército mongol?
O exército mongol era extremamente moderno, em comparação com os outros exércitos da época.
Eles utilizavam amplamente o arco e a flecha. Além disso, todo mongol sabia cavalgar, eles praticamente nasciam no lombo de um cavalo. Esta combinação de agilidade e ataque à distância os fazia inimigos formidáveis.

Junte-se à isto a noção de disciplina. Os homens respondiam em uníssono aos comandos dos generais, através de um sistema de bandeiras coloridas.
Outro fator era a meritocracia. Nas promoções, valia mais o que o general performava na prática do que a descendência sanguínea.
Além de tudo isto, eles incorporavam os exércitos e engenheiros das nações conquistadas, o que acrescentava habilidades importantes ao seu arsenal de técnicas: pólvora, catapultas, máquinas de cerco, etc…
O timing era mongol. O resto da Europa era o próximo alvo, após alguns meses de descanso.
A morte de Ogodei Khan
Em dezembro de 1241, Ogodei Khan morreu inesperadamente. Alguns argumentam que o abuso em bebida alcoolica teve relação com esta morte.
Sendo Ogodei o Khan dos Khans, a tradição mongol exigia que os aspirantes à sua sucessão se reuníssem para decidir quem seria o próximo Khan. Esta reunião é o Kurultai. Nota: na (horrível) série “Marco Polo” da Netflix, ocorre um desses kurutais.

Desta forma, no auge da máquina bélica mongol, Batu Khan interrompeu o avanço a oeste, e deu meia volta, em direção à Mongólia.
Pelas distâncias serem enormes, o kurultai demorou vários anos para ocorrer – e aí, os mongóis perderam o timing de invadir a tão distante Europa, nunca mais retornando.
Os efeitos da passagem mongol pela Europa seriam devastadores. Basta comparar com Bagdá, que foi praticamente deletada do mapa. As crônicas citam que os rios ficaram vermelhos de sangue, e depois pretos de tinta dos livros que foram jogados nos rios. Bagdá retrocedeu 1000 anos, e nunca mais foi a mesma. Hoje, Bagdá é o Iraque.
Alguns poucos séculos depois do não confronto com os mongóis, a Europa viveu o renascimento. Galileu apontou o telescópio para os céus. Newton descobriu as leis que governavam o movimento das estrelas e dos corpos. Adam Smith teorizou sobre economia. Os países baixos lançaram os primeiros sistemas financeiros.
Alguns séculos depois, a Revolução Industrial, o mercantilismo, as grandes descobertas… Nada disso ocorreria, não fosse o excesso de álcool de um velho mongol…
Extra: Sobre a série Marco Polo, da Netflix
Como já ficou claro, eu gosto de história, e aquela série não é sobre história.
Achei a série pifiamente romantizada e fantasiosa demais. Marco Polo é um moleque, que acaba virando uma espécie de assessor, estrategista militar, lutador de kung-fu e conselheiro de Kublai Khan!?!?
Todo mundo ali luta kung-fu: o chanceler chinês Jia Sidao, a irmã do chanceler, o Marco Polo, o monge, o filho do Khan!?!?
O pai de Marco Polo lidera uma cruzada cristã contra os mongóis!?!?
Mas tem algumas informações interessantes. Por exemplo, a história que o pai do Kublai Khan se sacrificou para preservar a vida do irmão Ogodei também é citada em outras fontes.
Links:
O fantástico livro “E se…?”, que conta algumas histórias que poderiam ter acontecido.
https://www.ancient-origins.net/history-famous-people/ogedei-khan-0010837