Carta de Antônio Paiva ao filho

Seguindo as recomendações do post anterior, li e gostei muito da carta de Antônio Paiva ao filho Gustavo Paiva, quando este partiu de Portugal com destino ao Brasil.

O original, downloadável neste link, está bastante ilegível, o que me levou a transcrever abaixo o conteúdo, com a vantagem adicional de tornar o mesmo “googlável”.

Preservei a ortografia original, em português de Portugal de 1911.

 


 

Porto, 27 de Maio de 1911

Meu querido filho Gustavo,

Vaes partir para longe do lar paterno e por isso ficarás entregue ao teu próprio arbitrio. Estás em idade de bem compreenderes o que é bom e o que é mau, de modo a pautares convenientemente a estrada que tens de percorrer.

Já sabes que a primeira qualidade do homem é ser honesto; e na carreira que vaes prosseguir deves ser trabalhador, deligente e humilde sem covardia.

Não te deves esquecer que em qualquer caza onde trabalhes o essencial para subires é que te tornes necessário. O homem que se impõe pelos seus merecimentos, mais hoje mais amanhã, consegue collocar-se, quando não seja na casa onde trabalha, será n’outra onde seus serviços sejam precizos, e d’elles tenham conhecimento.
Deves ser economico sem avareza, cuidadoso com tudo que fôr teu e com todos os serviços que te sejam confiados e fugirás quanto possível de más companhias e dos falsos amigos, que muitas vezes compromettem o nosso futuro.

Eu estou velho e não sei se o destino ainda me reservará a ventura de tornar a ver-te; seja como fôr, terei muita satisfação em saber que tu, onde quer que aches, és homem de bem, util a ti e aquelles a quem prestares os teus serviços, que sabes honrar o teu nome e portanto o de teu velho pae, e de tua família.

Comprehenderás de certo que a vida é uma lucta constante, cheia de revezes, na qual triunpham os mais aptos para o seu combate, mas também é certo que todo o homem preciza de ter sorte, que a sua boa estrella o proteja.

Ha-de levar tempo até que possas conquistar o inicio de tua independência; não deves desanimar, antes soffrer com resignação os embaraços que a cada passo encontrarás no teu caminho, mas também nunca deverás abandonar o caminho da honra e da lealdade.

Deves ser discreto em todos os teus actos reservado com todos os assumptos que requeiram reserva, pois que é uma das qualidades requeridas N’um bom comerciante. Com a tua saúde terás o maior cuidado, pois que sem ella não há combate possível.
Não deves abusar dos prazeres da meza, nem dos que facultam o bello sexo, visto que todos os excessos são prejudiciaes.

Uma couza eu te peço muito do íntimo d’alma: é que nunca te esqueças de tua família especialmente se eu vier a faltar-lhes muito cedo.

Se a fortuna te sorrir, lembra-te sempre dos teus irmãosinhos mais novos, para no devido tempo os encarreirares no meio onde te achares, sob a tua protecção e conselhos; e não te esqueças de vossas irmãs, que como mulheres poderão precizar de teu auxílio, que nunca deverás recuzar quando te for pedido.

Pelo início de tua carreira commercial n’esta praça, tenho fundadas esperanças de que virás, com o tempo, a ser homem util e por isso Deos te conceda toda a sua grande protecção, mas nunca te deves desviar do caminho da honra.

Vae pois, meu filho, levando a minha benção e as minhas grandes saudades, a par das preces ao Céo de tua saudoza e santa mãe, que tão cedo nos deixou.

Tem coragem e lucta sempre sem desanimos, com tenazcidade e honra. Se tiveres tempo, não te esqueças de illustrar o teu espirito, especialmente aprendendo linguas, pelo menos o francez e inglez, tendo eu muito pesar de que não o tenhas conseguido antes de partir.

Beija-te e abraça-te com infinita ternura o teu pae, muito amigo

ANTONIO PAIVA

2 comentários sobre “Carta de Antônio Paiva ao filho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s