“Precisamos ter certeza de que o projeto vai dar certo”

No mundo corporativo, em grandes empresas, a frase “Precisamos ter certeza de que o projeto vai dar certo” surge com certa frequência. Normalmente, esta frase sai da boca de alguém de nível gerencial.
Acontece que projetos envolvem mudanças: de processos, de tecnologia, de mentalidade, talvez até de tradição. E os mais impactados pelas mudanças são pessoas do nível operacional.
azpma_project_management_080914_02.jpg

E, quase que por definição, não dá para garantir que um projeto vai dar totalmente certo. Às vezes, simplesmente não dá certo. Outras, dá certo parcialmente. Mesmo quando dá certo, mudanças de escopo, de cronograma e de custos, sendo normalmente para pior, são comuns.
Já vi muitos casos de mudança de tecnologia sem mudança de processos. Digamos, um software novo de otimização de rotas é implementado (custando, é claro, centenas de milhares de reais e centenas de horas de desenvolvimento). Depois da entrega do trabalho, o analista que realmente vai usar a mesma “engana” o sistema, fazendo as contas no Excel e fornecendo apenas a rota que ele quer que dê no final. Talvez isto ocorra por ele querer continuar a fazer as coisas do jeito dele, ou por não entender direito o novo modelo. Ou talvez por alguma restrição de processos que o novo software não cumpra (por exemplo, o cliente X precisa de produtos A e B juntos na entrega), e que poderia ter sido mapeada se o projeto fosse conduzido a nível mais bottom-up do que top-down.

Vai dar tudo certo
A pergunta “Precisamos ter certeza de que o projeto vai dar certo” normalmente é respondida com “Tenho certeza de que vamos trazer os ganhos desejados”. Uma pergunta retórica sendo respondida por uma resposta retórica. Trocando em miúdos, “engana que eu gosto”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s