Mortimer Mouse, e branding

Mortimer Mouse é um ratinho simpático: preto com calções vermelhos, sorriso no rosto, orelhões e nariz de bolinha:

250px-Mickey_Mouse.png

 

“Mas este não é o Mickey?”, pergunta o leitor atento.

Sim, este é o Mickey. Mas o nome original do ratinho era Mortimer.


 

Mortimer Mouse

Imagine se, Walt Disney mantivesse o nome Mortimer. É um nome de três sílabas, pronúncia difícil e lembra a palavra “Morte”, em línguas latinas. Com este Branding, Mortimer nunca faria sucesso: não haveria Mickey, Pato Donald, Disneylândia, Dumbo, Nemo, Frozen.

Mickey é de fácil pronúncia, muito mais simples e simpático. Somando a isto a enorme competência em animação e historytelling de Disney, Mickey tornou-se um enorme sucesso. O ratinho tornou-se a marca da companhia.

steamboat-willie-mickey.jpg


 

Nomes e Marcas

Quando eu era adolescente, eu tinha a opinião de que o Conteúdo tinha todo o valor, e o Nome era apenas um rótulo sem valor.

Entretanto, hoje tenho a opinião de que o Nome vale muito, principalmente se este evoluir para uma Marca.

Mas, por que uma marca vale tanto?
Os economistas têm um conceito, chamado de informação incompleta.

Não temos toda a informação do mundo, entretanto temos que viver e tomar decisões todos os dias, todos os momentos.

Obter conhecimento é um processo demorado e que requer esforço. Não temos tempo para ficar investigando a fundo tudo no mundo, então recorremos a regras simples, chamadas Heurísticas, para tomar decisões rápidas. Imagine um homem das cavernas que encontra algo simétrico, parecido com um gato grande e cheio de listras. Ele não pode ficar analisando o que é aquilo, ele tem que reconhecer um tigre e sair correndo.

tiger.jpg
Tigre, Tigre, que flamejas nas florestas noturnas, que mão que olho imortal poderia enquadrar a sua terrível simetria? (William Blake)

 

Um exemplo, que peguei emprestado de Peter Drucker. Quero comprar um carro de ótima qualidade. Para isto, a rigor eu teria que saber a qualidade do motor: força, consumo, manutenção. Teria que saber a qualidade da carroceria: resistência à corrosão, flexibilidade, etc. Teria que conhecer os fornecedores de pneus, dos faróis, vidros, partes elétricas, etc. Teria que conhecer os funcionários e maquinário que fazem a montagem de tudo isto. E muito mais. É muito mais fácil eu saber que a Toyota é uma marca excelente e confiável, e a Toyota se preocupa em gerenciar fornecedores, testar a qualidade, gerenciar funcionários e colocar a sua marca apenas nos carros em que realmente são de uma qualidade ímpar. É muito, muito difícil uma marca conseguir a confiança do consumidor, e muito fácil perder a confiança. Mas, uma vez que se ganha a confiança, temos não um consumidor, mas um fã. Vide a Apple, por exemplo.

2011-toyota-corolla-4-door-sedan-auto-s-natl-angular-front-exterior-view_100345830_h.jpg


 

Julgar um livro pela capa

Nós somos preconceituosos na nossa essência, no sentido em que temos pré conceitos e pré julgamentos sobre tudo na vida.

shutterstock_130668950.jpg

Julgamos sim um livro pela capa. Julgamos uma pessoa pelas roupas que veste, um carro pela marca, um relógio pelo preço.

Compramos revistas pela foto e pelo título, clicamos em links com palavras que chamam a atenção, e gostamos de Mickey ao invés de Mortimer. Tudo isto por causa da informação incompleta.

Steve Jobs chamava o ato de julgar um livro pela capa de impute. Por isso, os produtos deles eram de uma qualidade visual fantástica, aliados a uma qualidade interior e usabilidade sem par.

Fica a lição: caprichar na forma e também no conteúdo. Transformar um nome numa marca.

 

Arnaldo Gunzi

 

Colaboração de Antenor Luiz de Souza

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s