Muita gente me pergunta como consigo escrever sobre tantas coisas. O segredo é simples, estudar muito, ler muito, conversar com pessoas qualificadas.
Mas como ler muito, estudar muito se passo a maior parte do tempo trabalhando ou cuidando da família?
Algumas dicas são o uso de audiobooks, livros digitais e ensinar outras pessoas.
Audiolivros

Audiolivros são livros lidos e gravados em áudio digital. O Audible (www.audible.com) tem um catálogo grande sobre diversos assuntos. Ouço quando estou indo trabalhar de transporte público (e por outro lado me forço a andar de transporte público para estudar), andando na rua ou quando estou sem paciência para ler. Os audiobooks são em inglês, e isto é melhor ainda, para treinar o idioma.
Livros digitais

Livros digitais, via Kindle, Kobo reader ou qualquer outro, baixaram o custo de comprar um livro pela metade ou menos do custo do livro em papel. Uso e abuso de livros digitais, carregando comigo uma verdadeira biblioteca nele. Tudo em inglês, é claro. Leio numa fila de espera do consultório médico, no aeroporto, no avião, em casa. É claro que o livro em papel ainda é superior, mas o digital tem evoluído demais.
Ensinar

Mas a mais poderosa dica é a de ensinar. A melhor forma de aprender é ensinando. Porque quem ensina tem que saber o que está fazendo. Vejo diversos erros em argumentos quando estou explicando ideias para outras pessoas. E este espaço é basicamente isto, estou ensinando muitas coisas, mas também estou aprendendo muito. E, quanto mais qualificada é a pessoa com quem dialogo, mais eu ganho.
Numa fórmula, ficaria assim:
Ensinar = Aprender^2
Leitura e estudo são a base de conhecimento, sobre a qual acrescento ideias próprias baseadas em vivência e teste das ideias apresentadas, aceitando ou rejeitando ideias e gerando novo conhecimento. Esta é a minha epistemologia.
O mundo é um ciclo. Quanto mais conheço, mais fácil fica conhecer ainda mais. Quanto mais tenho ideias próprias, mais capacidade tenho de gerar novas ideias. Vide post relacionado.
Tudo o que escrevi é simples de se explicar, mas muito difícil de fazer. Que tal começar a praticar agora?