Fat Tony e o dilema do prisioneiro

prisioner
Esta digressão é meio longa e viajante, é normal se ninguém entender.
Já comentei sobre o dilema do prisioneiro aqui (https://ideiasesquecidas.wordpress.com/2014/08/24/dilema-do-prisioneiro-e-assertividade/). É o assunto mais famoso e estudado da teoria dos jogos. Dois homens estão presos. Estão incomunicáveis. Se um confessar e o outro não, o que confessou se livra e o outro fica preso por 10 anos. Se ambos confessarem, ambos ficam 5 anos. Se ninguém confessar, ambos ficam presos por seis meses.
Por outro lado, Fat Tony e Dr. John são personagem criados por Nassim Taleb, autor de Black Swan. Taleb é uma das mentes mais provocativas do mundo atual.
Dr. John é o nerd perfeito. PhD, MBA, terno e gravata, tem um emprego com carteira assinada numa grande empresa.
Fat Tony é alguém que enriqueceu na vida real, investindo em commodities. Desconfia de todas as regras da matemática, dos economistas, do mundo dos negócios. Desrespeita regras quando acha que é a coisa certa a fazer.
Como eles resolveriam o dilema do prisioneiro?
  • Dr. John: se for um jogo único, a estratégia dominante é  a de confessar, independente da ação do outro. Se for um jogo repetitivo, deve-se adotar uma estratégia do tipo tit-for-tat (olho por olho) com perdão, como o tit-for-two-tats.
  • Fat Tony: Porra, eu chamaria o meu conhecido, Don Corleon, para intermediar o acordo. Nenhum de nós confessa. A gente fica um mês preso, depois os advogados tiram a gente e ficamos limpos. Se o corno do outro prisioneiro confessar, ele se ferra.
  • Dr. John: Mas o enunciado do problema diz que eles estão incomunicáveis. Não há um terceiro elemento intermediando a negociação.
  • Fat Tony: Dane-se o enunciado. Nunca vi duas pessoas ficarem incomunicáveis. Nunca vi advogado não poder falar com cliente. Nunca vi juiz não ser influenciado pelas pessoas certas.
Quero salientar nesta história que o modo lógico de resolver problemas não se aplica 100% na realidade. A realidade tem condições de contorno e hipóteses diferentes do mundo matemático. Ficar preso ao enunciado do problema não vai gerar novas soluções.
Recomendo a leitura de Dr. John x Fat Tony, original, no livro do Cisne Negro, para entender este post.
Mas como o Black Swan tem 500 páginas, uma descrição apenas de Dr. John e Fat Tony pode ser vista aqui
Arnaldo Gunzi.
Dez/2014

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s