De vez em quando, surgem algumas ideias diferentes, que passo a incorporar nos meus trabalhos.
Peter Thiel foi um dos fundadores do Pay Pal, e é um dos grandes empreendedores de startups do mundo. O cara investiu no facebook, por exemplo. Ele escreveu um livro – “De zero a um”, onde conta um pouco de suas ideias.
A que mais ficou marcada para mim é a seguinte.
Ele investe somente em startups que têm tecnologia 10x melhor que a tecnologia atual.
A tecnologia tem que ser pelo menos, uma ordem de grandeza superior à tecnologia atual. Isto porque, se for só 20% melhor, não vai valer a pena adotar. Se já existe um processo estabelecido, tem que valer muito a pena para alguém investir, treinar e modificar o padrão já existente.
Isto explica porque alguns dos meus trabalhos deram certo, e outros, não. Trabalhos que eram somente levemente superiores ao processo atual sempre falharam. E trabalhos que era certamente muito superiores ao processo atual podem falhar também, mas a chance de sucesso é maior.
A segunda ideia legal é a de monopólio. Que a startup tem que mirar o monopólio, senão vai falhar. Mas não é tão fácil assim. Para conseguir o monopólio, tem que começar num nicho, pequeno. Conquistar o nicho, depois se expandir. Pensar grande, andar pequeno.