Informação Incompleta

missing-information-2

Por que algumas empresas, bancos, pessoas, investem tanto na aparência?

Piso de mármore, madeira de alta qualidade, salas com alto acabamento.

Há uma interpretação econômica para isto. E ela reside na ideia de “Informação imperfeita”.

Ninguém tem toda a informação do mundo sobre o melhor banco, a melhor empresa, as melhores pessoas.
Para procurar mais informação sobre algo, é necessário investir tempo e energia. E, mesmo investindo grande quantidade de tempo e energia, nunca vou ter a informação completa para julgar se a empresa não vai me enganar, se o banco não vai fugir com o meu dinheiro, se o rapaz que estou contratando vai performar bem ou não.

Entretanto, apesar de não ter a informação completa, o ser humano toma milhares de decisões diárias em segundos: se coloco ou não mais dinheiro no banco, se compro ou não no mercado, como respondo a pessoa que vem perguntar algo.

O ser humano troca uma pergunta difícil por uma pergunta fácil. Ao invés de avaliar toda a informação (algo impossível de se fazer), ele avalia apenas a informação que tem – roupas, postura, voz, aparência, comportamento, design, qualidade do local.

É por isso que as empresas investem na aparência. Um escritório bonito e caro dá a impressão de uma empresa sólida. Afinal, ela não vai sair dali e evaporar para as ilhas Caimã da noite para o dia. E algumas pessoas investem muito na aparência, roupas, sapatos. Isto dá sinais que são bem sucedidas, que vale a pena gastar atenção ouvindo-as.

É claro que o que vale, no longo prazo, é o conteúdo. Mas o longo prazo pode nunca chegar, se no curto prazo não houver oportunidades. Vestir-se como um mendigo não é um conselho bom para alguém que aspira a algo na vida.
Imagine só a cena: um mendigo chega no meio da rua e vem te dar conselhos filosóficos sobre o rumo da sua vida e o que é certo ou errado. Ele é muito eloquente, mas ainda assim, um mendigo. Quantas pessoas dariam atenção a este? Com certeza, eu não. Mas ele poderia ser Sócrates, o grande filósofo grego, que se vestia de forma comum e discursava para os seus pares no meio da rua.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s