O Consultor Samurai

Ninomiya
O ano é 1800 e o local é uma região rural do Japão. Um menino de 14 anos carrega lenha ao mesmo tempo em que lê um livro.
Nascido numa família pobre, o garoto trabalhava o dia todo para ajudar a família. Mas a sua vontade e interesse aguçados o impeliam a buscar conhecimento.
Conta-se que, na casa em que trabalhava, o filho do patrão tinha um professor particular. Sempre que o professor dava aulas, o menino ficava atrás da porta, escutando. Em pouco tempo ele dominava a matéria mais do que o filho do patrão. Impressionado com a inteligência do menino, o patrão permitiu que ele tivesse aulas e acesso aos livros da casa.
O menino aproveitava todas as oportunidades que tinha para estudar. Como passava o dia trabalhando, ele coletava vaga-lumes para usá-los como iluminação enquanto varava a noite estudando (óleo para iluminação era caro demais para ser desperdiçado).
O garoto cresceu e tornou-se um dos maiores homens de sua geração. Conhecia como ninguém as técnicas mais eficientes do mundo feudal. Ensinava os camponeses sobre o plantio, controle da água e da terra. Aconselhava pessoas a migrar e ensinava a produzir em terras inexploradas.
Certa vez, ao analisar as condições do plantio de uma vila, ele previu que teriam problemas na safra futura.
Salvou a vila da miséria, ao ensiná-los a poupar na época de fartura para suportar os ciclos de crise.
Diz a lenda que ele trabalhava muito além do normal e viajava o Japão inteiro, compartilhando seu conhecimento com senhores feudais e camponeses, aumentando a produtividade das plantações e contribuindo para a melhoria econômica de vilas inteiras.
O consultor da época dos samurais chamava-se Ninomiya Kinjiro e a estátua da foto está presente em diversas escolas de primeiro grau do Japão, como um símbolo de parcimônia, esforço e doação.
mVPUj5iAVzxSQJ0YXkJtujg
Música escolar:
Arnaldo Gunzi.

3 comentários sobre “O Consultor Samurai

  1. Pingback: Seleção de Ideias 2014 | Forgotten Lore

  2. Pingback: O consultor dos samurais, seguros e a crise hídrica | Forgotten Lore

  3. Pingback: Novo avatar e página do facebook – Forgotten Lore

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s