Recapturado e solto 7 vezes

Qual a melhor forma de tratar um sujeito obstinado, que não vai desistir de jeito nenhum?
 
catMouse
A história a seguir conta como Zhuge Liang prendeu e libertou o líder rebelde Meng Huo 7 vezes.
 
Zhuge Liang é considerado um dos maiores estrategistas da história da China, e diversas de suas histórias já foram relatadas neste blog.
 
Meng Huo era um líder carismático, todo o povo rebelde poderia ser facilmente submetido à sua vontade. Na história dos Três Reinos, Meng Huo atacou Zhuge Liang, que o derrotou para o libertar em seguida. Meng Huo atacou de novo, de novo, de novo, tentando diversas estratégias diferentes, com diversos aliados diferentes. Em todas as oportunidades, foi mal sucedido, caindo em armadilhas preparadas por Zhuge Liang, que o capturava para em seguida libertá-lo.
 
Zhuge Liang poderia facilmente ter eliminado o rebelde em qualquer das 7 vezes que o derrotou, entretanto, isto não traria o fim da guerra. Talvez, até piorasse. Primeiro, porque outros tomariam o seu lugar, e a cada vez que ele derrubasse um líder, haveria mais e mais ressentimento por parte do povo rebelde. Ao invés disso, Zhuge Liang permitiu que o oponente reorganizasse suas forças e atacasse novamente e novamente. Continuas vezes derrotado, o líder rebelde finalmente percebeu que não era páreo para o oponente, e se rendeu. Passou a usar o seu poder de persuasão sobre o povo e sua habilidade política para coexistir com o oponente. Não houve mais guerra
 
 
 

Arnaldo Gunzi.

Um comentário sobre “Recapturado e solto 7 vezes

  1. Pingback: Seleção de Ideias 2014 | Forgotten Lore

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s