A menor fábrica do mundo

 
Microscopic+photo+of+fungus
O ser humano tornou-se bastante eficiente em produzir coisas, após a revolução industrial. Hoje uma fábrica moderna consegue produzir com grande escala e eficiência. 
 
Mas qual a menor fábrica do mundo?
 
No artigo de Fernando Reinach, ele coloca que a menor fábrica do mundo é um fungo. O fungo Sacharomices, o mesmo utilizado para fazer cerveja.
 
Cientistas modificaram geneticamente o fungo, de forma que ela produzisse cascas do vírus HPV. Estas cascas de vírus são reconhecidas e combatidas pelo corpo humano.
 
Como o fungo tem uma grande capacidade de reprodução, é só deixar ele num meio ambiente propício, com comida, e deixar ele fazer o serviço.
 
 
Vale lembrar como era o método antigo de produção de vacinas.
 
Um amigo meu, que trabalhou na Fiocruz, descreveu um destes métodos. Injetavam uma versão mais fraca da doença em algum animal – cavalo, macaco rhesus (do fator RH). No caso, era em pintinhos recém nascidos. Esperavam uns 10 dias, para o pintinho desenvolver os anticorpos. Depois, um cientista ficava o dia todo jogando os pintinhos em um triturador, um liquidificador. Os fluido que restava era filtrado para obter as preciosas moléculas que vão na vacina… Não é nada fácil produzir vacinas para milhões de pessoas.
 
 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s