Felicidade

 

 Imagem

Outro viés do ser humano é achar que será mais feliz do que é hoje conquistando coisas, títulos, posições.

Sinto em informar que será uma busca em vão. O ser humano foi geneticamente programado para não ser feliz. Os seus genes não estão nem aí para a sua felicidade. Eles só querem saber de sobreviver e se reproduzir. Isto significa fazer com que você nunca se acomode, achando que está bom. Porque, quando isto acontecer, provavelmente algum outro gene concorrente vai te superar, vai alcançar aquilo que você não alcançou, tendo mais chances de sobreviver e se reproduzir. O objetivo da espécie é diferente do objetivo do indivíduo. Mais ou menos como aquela abelha que se sacrifica em prol da colmeia.

É só olhar para trás. Você provavelmente alcançou muito mais do que tinha, quando era adolescente. Mas isto em troca de responsabilidade e tempo livre, de forma que você tem mais preocupações e continua a correr atrás de objetivos cada vez maiores.

Quando criança, eu achava que seria feliz conquistando coisas e posições: um carro, uma casa, vários títulos acadêmicos, uma fazenda… Mas a felicidade verdadeira veio de onde nunca tinha esperado: ter uma família e ser pai.

Paradoxalmente é nas coisas mais simples da vida em que há felicidade: naquele passeio com a família, naquela música que lhe traz nostalgia, naquele momento em que ensinou o filho a andar de bicicleta, naquela pizzaria com amigos queridos…

Sugestão de leitura: Mean Genes – Terry Burham

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s