Forças e Fraquezas

Forcas

Você contrataria um jovem que não obedece ordens, não se prende ao trabalho que lhe é dado, largou a faculdade no primeiro ano, não toma banho e ainda coloca o pé na mesa na entrevista de emprego? O ponto forte é que ele é genial no que faz.

Parabéns, você acabou de dispensar Steve Jobs. 99% dos RHs do mundo não contratariam Steve Jobs. Os RHs gostam do funcionário padrão, e não de
gênios. Nivelam as pessoas pelos defeitos, e nao pelas qualidades. É mais um viés do ser humano.

A Atari contratou Jobs, quando este ainda era um estagiário adolescente. Eles souberam canalizar a rebeldia e energia incontidas do garoto dando-lhe desafios não convencionais e criativos. Um desses desafios foi criar em três dias um jogo baseado em uma bola de demolição da construção civil. E Steve Jobs entregou o jogo, valendo-se da ajuda de Steve Wozniak, que nem trabalhava na Atari, mas varou três noites nos laboratórios da empresa, ajudando Jobs e jogando videogame.

Peter Drucker sempre dizia: o gerente eficaz é aquele que olha para as forças ao invés de olhar para as fraquezas. A pergunta a ser feita é o que a pessoa é capaz de fazer, ao invés do que ela não é capaz. É mais fácil transformar algo muito bom em excelente, do que transformar o medíocre em bom. As forças estão dentro do ser humano. As fraquezas são compensadas pelas outras pessoas da empresa.

E, se tal afirmação é óbvia, por que ela não é feita? Por que os RHs do mundo continuam a buscar o funcionário padrão, o certinho? O cara legal, com facilidade de relacionamento, que fala 4 línguas, mas que nunca fez nada além do arroz com feijão ao longo da vida?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s