Resumos

Resumos de livros e recomendações.


A lógica do Cisne Negro – Vivemos num mundo em que não conhecemos. Esta é a premissa básica da teoria dos Cisnes Negros, popularizada pelo pensador contemporâneo Nassim Nicholas Taleb. Cisnes negros são eventos de baixa probabilidade, porém impacto catastrófico, e que estão presentes em nossa vida. O que podemos fazer, num mundo repleto de Cisnes Negros?

Links das obras de Nassim Taleb:


Grinding it out

Ray Kroc é o principal responsável pela transformação do McDonald’s, de um pequeno restaurante regional, para o império que existe nos dias atuais. O filme “Fome de Poder” traz a narrativa de Kroc como um vilão, que levou a melhor sobre os irmãos McDonald.

Já o livro Grinding it out traz a narrativa de Kroc, envolvendo inúmeras dificuldades, dedicação incansável e parceria com dezenas de colaboradores, fornecedores, investidores e franqueados. É uma história fascinante, com inúmeras lições de vida.

Ray Kroc e a fascinante história do McDonald’s (ideiasesquecidas.com)


As 36 Estratégias Secretas Chinesas (ideiasesquecidas.com)

A China tem mais de 5 mil anos de história, e muito desta história é de guerras.

O livro “36 estratégias secretas de guerra” é uma valiosa compilação de diversos ensinamentos. 

Algumas das estratégias:

  • Poupar energia enquanto o inimigo se cansa.
  • Simular um ataque ao leste, mas atacar a oeste.
  • Mudar de pele como uma cigarra dourada.
  • A trama da beleza.

Confira o resumo no link a seguir. As 36 Estratégias Secretas Chinesas (ideiasesquecidas.com)


Sapiens – A obra colossal de Yuval Harari, versão em quadrinhos. A história da humanidade desde os primórdios, passando pelos nossos parentes neandertais, magafauna, e a capacidade de ficção de nossos cérebros.

Sapiens – O nascimento da humanidade (ideiasesquecidas.com)


David Ogilvy, o pai da publicidade moderna:


Mitologia Nórdica – Neil Gaiman, o maior contador de histórias da atualidade, fala sobre as lendas de Thor, Loki, Odin e demais deuses de Asgard e dos nove mundos. Narrativa envolvente e bem humorada, utilizando linguagem contemporânea.

https://ideiasesquecidas.com/2020/11/22/mitologia-nordica/


O livro dos códigos, Simon Singh. Códigos, genética e puzzles (ideiasesquecidas.com)

Conta a história da criptografia, desde os primórdios até os dias de hoje.

Especialmente interessante é uma descrição detalhada de como o Enigma funcionava. O Enigma era o dispositivo de criptografia dos alemães, na Segunda Grande Guerra, e era considerado indecifrável.


Palestina e Jerusalém: Recomendações em quadrinhos sobre o tema


Antifrágil – Nassim Taleb O que é “Antifrágil”? (ideiasesquecidas.com)

  • Quando algo é frágil, ele quebra, há um impacto negativo.
  • Quando algo é robusto, ele não quebra, o impacto é nulo.
  • E quando algo fica mais forte quando atacado? Este é o antifrágil, o oposto exato do frágil.

Mas antifrágil não é um conceito de autoajuda. Muito pelo contrário. Para ser antifrágil, é necessário assumir riscos – riscos controlados, não riscos que podem ser catastróficos.


O Almanaque de Naval Ravikant. Naval é um empreendedor do Vale do Silício, com inúmeras pérolas de sabedoria baseadas em seus estudos e sua experiência. A sua filosofia de vida e visão de mundo são perfeitamente alinhadas com os pensamentos deste espaço.


De onde vêm as boas ideias – Steven Johnson

Livro clássico sobre o tema “Inovação”, popularizando termos como “possível adjacente” e “slow hunch”. Imperdível para quem quer entender sobre o timing das ideias, o papel da serendipidade e a importância de ecossistemas.

De onde vêm as boas ideias – Steven Johnson (ideiasesquecidas.com)


Friedrich Nietzsche. Para o conteúdo explosivo do polêmico filósofo alemão, seguem os seguintes links.

Nota: Não há meio-termo. O conteúdo ou será fascinante ou repugnante!


A guerra do cálculo.  Isaac Newton x Gottfried Leibniz, pela autoria do cálculo. É uma história de vaidades, intrigas, duelos, acusações injustas, bullying, conspirações, poder e sexo selvagem (ok, este último ponto não é verdade, só coloquei para exagerar).


Steve Jobs – Alguns artigos sobre este gênio extraordinário.


A magnífica Xanadu de Kublai Khan: um pouco sobre este império, que dominou a China e foi descrita por Marco Polo

https://arnaldogunzi.medium.com/a-magn%C3%ADfica-xanadu-de-kublai-khan-d415a9266380


Bill Gates, “Como evitar um desastre climático”.

https://ideiasesquecidas.com/2021/02/25/como-evitar-um-desastre-climatico/

O fundador da Microsoft e atualmente o maior filantropo da face da Terra, é uma das pessoas mais inteligentes ainda vivas. Tem pouquíssimo carisma, é demonizado por muitos, porém é alguém extremamente efetivo no que faz. Neste livro, ele discute a necessidade de zerar emissões de carbono, tecnologias inovadoras e um plano para o assunto.


Elogio ao ócio – Bertrand Russell

Uma das maiores mentes do século passado traz questionamentos que continuam válidos até hoje. Ele já via, há 100 anos, a crescente automação do trabalho. Só que quem está ocupado, estava ficando sobrecarregado, enquanto mais e mais gente desocupada. Várias provocação: O trabalho é uma virtude supervalorizada. O lazer é bom. Só conseguimos construir coisas novas se tivermos tempo livre.

Elogio ao ócio (ideiasesquecidas.com)


A Apologia de Sócrates

É um texto sobre o julgamento do filósofo grego Sócrates. Acusado por seus inimigos políticos de corromper a juventude de Atenas, o texto baseia-se nos discursos de sua apologia (defesa) diante da assembleia popular da cidade.

Uma das histórias mais famosas sobre Sócrates é narrada no início do livro. O oráculo de Delfos disse que Sócrates era a pessoa mais sábia do mundo. Por quê? Veja no link.

https://ideiasesquecidas.com/2021/03/19/a-apologia-de-socrates/?preview=true


George Soros – Alguns dos segredos deste magnata


Desvendando o Cosmo – Ian Stewart é um escritor de divulgação científica, normalmente sobre matemática. Nesse, ele fala das estrelas, das luas de Júpiter, lei da gravidade, do efeito estilingue. Um livro bom para quem gosta de astronomia, física e meta-física!


A regra é não ter regras! – Reed Hastings, da Netflix

Um pouco da cultura que faz a Netflix uma das empresas mais inovadoras do mundo moderno. Densidade de talentos, feedbacks sinceros e pouco controle. A regra é não ter regras.

Regra: não ter regras! (ideiasesquecidas.com)


Diálogo Górgias – Platão

Platão é uma das leituras mais ricas e agradáveis que uma pessoa pode ter. Mesmo após cerca de 2500 anos, vale muito a pena discutir conceitos de virtude, retórica, honestidade.

É bom ter Platão do seu lado (ideiasesquecidas.com)


AI Superpowers – Kai Fu Lee é um dos pioneiros em IA na China. Ele conta um pouco da história da Inteligência Artificial na China, que atualmente é um dos polos mais importantes do mundo sobre o tema.

Recomendação: AI Superpowers (ideiasesquecidas.com)


Negocie como se sua vida dependesse disso – Chris Voss


O que você faria se tivesse que negociar, em um minuto, a vida de reféns com terroristas islâmicos? Este é um dos livros mais úteis que li nos últimos tempos.

Negocie como se sua vida dependesse disso (ideiasesquecidas.com)


A Saga de Canudos – Sobre o folclórico Antônio Conselheiro e a Guerra de Canudos. https://ideiasesquecidas.com/2021/06/10/a-guerra-de-canudos-em-quadrinhos/


A Marcha – sobre a luta do senador americano John Lewis e de Martin Luther King, pela igualdade racial, nos turbulentos anos 60. https://ideiasesquecidas.com/2021/06/05/a-marcha-john-lewis-e-martin-luther-king/


Lições da História, Will e Ariel Durant

Os autores da enciclopédica obra “História da Civilização” condensam as suas principais conclusões, analisando 100 séculos de história.

“A história é uma combinação dos crimes e absurdos da humanidade. Isso permitiu que cada geração prosseguisse com um patrimônio maior do que a anterior.”

https://ideiasesquecidas.com/2021/03/14/licoes-da-historia-will-durant/


Horse Sense, encontre o cavalo certo para montar. Clássico dos anos 90, dos grandes autores Al Ries e Jack Trout https://ideiasesquecidas.com/2021/05/26/estudar-ensinar-alavancagem-e-cavalos-para-montar/