Loteria

Numa loteria, algumas dezenas de milhares perdem, e um único tem o bilhete premiado.

Assuma que a vida é uma loteria. Por melhor que seja sua estratégia e habilidades, há parcela importante que depende do bilhete premiado. Ser a pessoa certa, no lugar certo, na hora certa.

Bill Gates não seria Bill Gates se tivesse nascido na África. Ou se tivesse nascido anos antes ou depois da época em que nasceu – não pegaria exatamente o início da onda dos computadores pessoais. Ou tivesse nascido no local e na época em que nasceu, mas com deficiência mental, ou de pais pobres.

Na ciência, idem. Darwin não seria Darwin não fosse ele, além de extremamente dedicado, ter nascido na Inglaterra na época e condições em que nasceu. Numa realidade alternativa, a magnífica Teoria da Evolução seria de Wallace (outro pesquisador que chegou exatamente às mesmas conclusões), não de Darwin.

Não dá para garantir que o bilhete premiado surja. Então o que podemos fazer? O que temos ao nosso controle? Podemos fazer a nossa parte, trabalhar nossas habilidades, agregar valor de verdade. E podemos ser felizes hoje, agora, do jeito que somos, com o que temos.

2 comentários sobre “Loteria

Deixe um comentário